O Caranguejinho começa a trabalhar

Até parecia primeiro dia de aula. E de fato era. Assim foi o primeiro dia da oficina “Caranguejinho”, do 15º Festival de Inverno da UFPR em Antonina. As crianças e os ministrantes – os alunos de Comunicação Social da UFPR Bruna Walter e Cristiano Castilho, e o professor-orientador, Mário Messagi Junior – fizeram no dia 10 uma roda de discussão para explicar a oficina à garotada.

Pouco a pouco a timidez foi ficando de lado e as crianças foram se soltando. Cada um se apresentou, falando um pouco de si, do que gosta, onde estuda, etc. Segundo Bruna, o objetivo da oficina é desenvolver atividades jornalísticas com as crianças; aprimorar o texto e estimular o hábito da leitura; melhorar a desenvoltura no relacionamento com entrevistados, fortalecer a auto-estima e o trabalho de equipe; e fazer um informativo que atraia o interesse das crianças para o que acontece no Festival e em Antonina. E interesse foi o que não faltou. No dia das inscrições, meia hora após elas terem começado, já não havia mais vagas para a oficina.

Neste primeiro contato, as crianças aprenderam um pouco mais sobre jornalismo e puderam conhecer como é feita uma página de jornal. Adriano Zambloski, de 13 anos, ainda estava com a carinha de sono, mas muito animado com o “Caranguejinho”. Para ele “é uma oportunidade de aprimorar a técnica de escrever e melhorar a redação na escola”. Já Geovana Madeira Narcizo, 12, espera ganhar experiência para decidir se segue a carreira de arqueóloga ou jornalista. A menina veio de Brasília para participar do Festival. Ela é filha de Vânia Madeira, que ministra a oficina de “Tecelagem”.

O material produzido pelas crianças – o “Caranguejinho” – será encartado no jornal “Caranguejo”, produzido pelos adultos. Elas irão cobrir oficinas, espetáculos e atividades destinadas às crianças. Quem quiser acompanhar a edição da meninada deve ficar atenta à distribuição do “Caranguejo”, que ocorre todos os dias do Festival a partir das 10h.

Crianças prestam atenção nas explicações dos monitores
Foto: Bruno Barros

Link(s) relacionado(s):