Extensão e Cultura

Núcleo de Saúde Mental da UFPR busca melhoria de qualidade de vida dos estudantes

Superintendência de Comunicação Social     12 de setembro de 2019 - 10h54

A necessidade crescente de estruturar ações sistemáticas relacionadas à saúde mental dos acadêmicos levou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal do Paraná a criar o Núcleo de Saúde Mental. Iniciado oficialmente em maio deste ano, o projeto de extensão busca formar redes de atenção psicossocial e ações integradas, baseados em eixos de ação ligados à assistência e promoção da saúde mental dos estudantes de graduação.

“O Núcleo contemplou o surgimento de um observatório de saúde mental e se constituiu como um importante espaço de reflexão e intervenção. Nessa primeira etapa, dentro da Prae, já houve a modificação da atuação da equipe de psicologia, que passará a ofertar o acolhimento psicológico ininterrupto (plantão), com posteriores encaminhamentos internos à UFPR e externos para a Rede Pública”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, vice-coordenadora do projeto.

O conceito de saúde mental trabalhado pela iniciativa é diferente do de transtorno mental, explica a coordenadora do Núcleo, professora Lauren Machado Pinto. “Trabalhamos com o conceito relacionado à capacidade que o sujeito tem de viver plenamente sua vida acadêmica, com resiliência, organização do cotidiano e qualidade de vida estudantil”.

Ação realizada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), em frente ao Prédio Histórico da UFPR. Fotos: Marcos Solivan

Na primeira fase, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o Núcleo de Saúde Mental iniciou o levantamento de projetos de extensão relacionados com a atenção ao público estudantil de graduação, com o objetivo de classificá-los, de acordo com a proposta vinculada aos acadêmicos. “Finalizada esta etapa, faremos contato e pactuação com os coordenadores dos projetos para criação de um fluxo de encaminhamento dos estudantes para participação, conforme o perfil e as ações desenvolvidas”, conta Lauren.

Outro eixo do Núcleo inclui o fortalecimento do trabalho descentralizado da Prae dentro dos campi. A coordenadora relata que, em muitas situações, quando o estudante procura a Prae, os casos já são complexos, com vivência de sofrimento psíquico intenso. “Por isso, nossa ideia é captar o estudante dentro dos campi e prevenir a doença, com a organização sistemática de ações ligadas a oficinas e rodas de conversa, baseadas nas demandas e necessidades de estudantes como eixo preventivo”.

O projeto terá duração de dois anos para realização do diagnóstico situacional da saúde mental na UFPR e ações da Prae para atenção a esses estudantes, passando pela reformulação dos processos de trabalho. Nacionalmente, o Núcleo de Saúde Mental da UFPR, integra um grupo de trabalho do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e Comunitários da Andifes, que vem trabalhando na perspectiva de estabelecer parâmetros para todas as Instituições Federais de Ensino Superior.

“Com o projeto, a Prae responde necessidades urgentes em relação ao sofrimento psíquico dos estudantes, com o objetivo de garantir a permanência na universidade e melhorar a qualidade de vida, além de colocar em pauta uma das questões contemporâneas mais urgentes, isto é, a questão da saúde mental e do sofrimento psíquico de jovens universitários brasileiros”, conclui a pró-reitora Maria Rita.

Procure ajuda
Para mais informações, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está localizada na Rua Ubaldino do Amaral, 321 – 1º andar – Alto da Glória.
Telefone para contato: (41) 3888-7777

Unidade de Apoio Psicossocial