Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Núcleo de Saúde Mental da UFPR busca melhoria de qualidade de vida dos estudantes

Superintendência de Comunicação Social     12 de setembro de 2019 - 10h54

A necessidade crescente de estruturar ações sistemáticas relacionadas à saúde mental dos acadêmicos levou a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal do Paraná a criar o Núcleo de Saúde Mental. Iniciado oficialmente em maio deste ano, o projeto de extensão busca formar redes de atenção psicossocial e ações integradas, baseados em eixos de ação ligados à assistência e promoção da saúde mental dos estudantes de graduação.

“O Núcleo contemplou o surgimento de um observatório de saúde mental e se constituiu como um importante espaço de reflexão e intervenção. Nessa primeira etapa, dentro da Prae, já houve a modificação da atuação da equipe de psicologia, que passará a ofertar o acolhimento psicológico ininterrupto (plantão), com posteriores encaminhamentos internos à UFPR e externos para a Rede Pública”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, vice-coordenadora do projeto.

O conceito de saúde mental trabalhado pela iniciativa é diferente do de transtorno mental, explica a coordenadora do Núcleo, professora Lauren Machado Pinto. “Trabalhamos com o conceito relacionado à capacidade que o sujeito tem de viver plenamente sua vida acadêmica, com resiliência, organização do cotidiano e qualidade de vida estudantil”.

Ação realizada no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), em frente ao Prédio Histórico da UFPR. Fotos: Marcos Solivan

Na primeira fase, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o Núcleo de Saúde Mental iniciou o levantamento de projetos de extensão relacionados com a atenção ao público estudantil de graduação, com o objetivo de classificá-los, de acordo com a proposta vinculada aos acadêmicos. “Finalizada esta etapa, faremos contato e pactuação com os coordenadores dos projetos para criação de um fluxo de encaminhamento dos estudantes para participação, conforme o perfil e as ações desenvolvidas”, conta Lauren.

Outro eixo do Núcleo inclui o fortalecimento do trabalho descentralizado da Prae dentro dos campi. A coordenadora relata que, em muitas situações, quando o estudante procura a Prae, os casos já são complexos, com vivência de sofrimento psíquico intenso. “Por isso, nossa ideia é captar o estudante dentro dos campi e prevenir a doença, com a organização sistemática de ações ligadas a oficinas e rodas de conversa, baseadas nas demandas e necessidades de estudantes como eixo preventivo”.

O projeto terá duração de dois anos para realização do diagnóstico situacional da saúde mental na UFPR e ações da Prae para atenção a esses estudantes, passando pela reformulação dos processos de trabalho. Nacionalmente, o Núcleo de Saúde Mental da UFPR, integra um grupo de trabalho do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis e Comunitários da Andifes, que vem trabalhando na perspectiva de estabelecer parâmetros para todas as Instituições Federais de Ensino Superior.

“Com o projeto, a Prae responde necessidades urgentes em relação ao sofrimento psíquico dos estudantes, com o objetivo de garantir a permanência na universidade e melhorar a qualidade de vida, além de colocar em pauta uma das questões contemporâneas mais urgentes, isto é, a questão da saúde mental e do sofrimento psíquico de jovens universitários brasileiros”, conclui a pró-reitora Maria Rita.

Procure ajuda
Para mais informações, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está localizada na Rua Ubaldino do Amaral, 321 – 1º andar – Alto da Glória.
Telefone para contato: (41) 3888-7777

Unidade de Apoio Psicossocial
Curitiba
• Assistência Social
Telefone: (41) 3888-7772
E-mail: servicosocial.prae@gmail.com
• Assistência Pedagógica
E-mail: pedagogicoprae@gmail.com
• Assistência Psicológica
E-mail: psicoprae@ufpr.br

Palotina
Telefone: (44) 3211-8594
E-mail: uapspalotina@ufpr.br

Jandaia do Sul
Telefone: (43) 3432-4556
E-mail: uapsjandaia@gmail.com


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR