Ciência e Tecnologia

Núcleo de Qualidade de Vida seleciona crianças e adolescentes acima do peso para programa de exercícios físicos

Superintendência de Comunicação Social     20 de março de 2019 - 12h21

O Núcleo de Qualidade de Vida (NQV) da UFPR, coordenado pela professora Neiva Leite e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física, oferece vagas para crianças e adolescentes, com excesso de peso, para participarem de um programa de exercícios físicos (ciclismo indoor).

O programa será realizado três vezes por semana, no período da tarde, durante 12 semanas em uma academia na região central de São José dos Pinhais. A participação é gratuita e voltada para interessados com idade entre 10 e 17 anos.

O objetivo da pesquisa é investigar o papel do exercício físico programado sobre as complicações decorrentes do sobrepeso e da obesidade em crianças e adolescentes. Alunos de graduação, mestrado, doutorado e professores do curso de Educação Física serão responsáveis pelo planejamento, avaliações físicas, prescrição, execução e controle do programa de exercícios físicos. A avaliação clínica inicial será realizada pela Dra. Kátia Sheylla Malta Purim.

Como participar

Os responsáveis pela criança ou adolescente que quer se voluntariar podem agendar avaliação com os membros do grupo de pesquisa pelos telefones (41) 9-9245-1910 (Francisco), (41) 9-9570-4076 (Maiara) ou (41) 9-9968-5822 (Patricia). Há também um questionário disponível neste link.

As avaliações são necessárias para iniciar o programa de treinamento físico.