Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Núcleo de Concursos inicia bancas de validação de forma remota

O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná iniciou hoje (27) a realização das bancas de validação de autodeclaração de raça e cor para candidatos às vagas destinadas a pretos e pardos e das bancas de validação para pessoas com deficiência do Processo Seletivo 2020/2021. Pela primeira vez, as bancas são realizadas de forma remota, em função da pandemia de Covid-19. As validações vão até o dia 05 de fevereiro.

Os candidatos convocados para as bancas de validação no Edital 03/2021 devem consultar a área de inscrito, informando o número do CPF e a senha do portal do candidato, para receber a data, horário e link da sala remota para a banca de validação.

O acesso para a sala virtual deve ser feito através de computador ou celular com câmera e microfone. Para a banca de validação remota dos candidatos inscritos para as vagas reservadas a pretos e pardos, o NC pede o uso de roupas claras, local com iluminação adequada para o rosto e não usar nenhum tipo de maquiagem ou adereço.

Candidatas e candidatos que tiverem dificuldade de acesso ou não conseguirem participar das bancas de validação podem pedir informações através do WhatsApp, pelo número (41) 99668-0843.

Indígenas
Os candidatos para as vagas destinadas a indígenas devem anexar, até o dia 31 de janeiro, os documentos de validação no link disponibilizado pelo NC. É preciso enviar (através de upload): Documento Oficial de Identificação com foto, frente e verso; Termo de Autodeclaração de Identidade Indígena (TADII), conforme modelo disponível no Guia do Candidato; RANI (Registro de Nascimento Indígena) e/ou Carta de Recomendação, emitida por liderança indígena reconhecida ou ancião indígena reconhecido ou personalidade indígena de reputação pública conhecida ou órgão indigenista, e/ou Histórico Escolar emitido por escola indígena; Memorial de Educação Indígena (texto dissertativo sobre a trajetória de vida do ponto de vista dos estabelecimentos escolares que frequentou, dos processos educativos indígenas de que participou, indicando explicitamente o nível de apropriação da língua indígena – compreende, lê, escreve, fala).

Este ano, 1.054 candidatos se autodeclararam pretos e pardos, 28 candidatos solicitaram concorrência às vagas para pessoas com deficiência e oito se declararam indígenas. O resultado dos candidatos submetidos à banca de validação será divulgado a partir do dia 08 de fevereiro, no site do Núcleo do Concursos.

 

Imagem em destaque: Prédio Histórico da UFPR. Crédito: Marcos Solivan

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...