Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Núcleo da UFPR lança Projeto Fome Zero para animais de estimação

Simone Meirelles     26 de maio de 2021 - 13h33

Doação de ração (foto Projeto Fome Zero)

Com a pandemia de COVID-19, o desemprego no Brasil atingiu níveis recordes e, como consequência, estima-se que o número de animais em situação de rua tenha aumentado de 20 a 30%, devido à falta de condição financeira para manter os animais, mudança de vida do tutor e medo de que cães e gatos possam ser fonte de infecção do coronavírus. Das famílias que entendem a importância do animal e optam por não abandonar, muitas não conseguem fornecer alimentos de qualidade, acarretando na desnutrição de muitos. Diante disso, surgiu o “Projeto Fome Zero”, vinculado aos projetos de extensão Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades e Manejo Populacional de Cães e Gatos/Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, sendo a primeira atividade realizada pelo recém-criado Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da UFPR.

Essa ação tem como principal objetivo complementar a alimentação de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade. A primeira doação foi realizada no final de abril, abrangendo 25 animais de dez famílias. Outras estão sendo cadastradas, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e com a Secretaria de Saúde de Campo Magro. Essas famílias já recebem cesta básica mensalmente do município, sendo que a ração será incluída nessa entrega.  Segundo Heloise Zavatieri Polato, residente em Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR e coordenadora do projeto, cada família recebeu uma quantidade de ração pré-estabelecida de acordo com o número de animais que tutela e com a espécie, raça, idade e porte, o suficiente para durar em torno de 30 dias, evitando, assim, que sobre ou falte alimento para os animais daquela família.

De acordo com a professora Rita de Cassia Garcia, do Centro de Medicina Veterinária do Coletivo, toda ração do projeto será oriunda de doações, sendo que a primeira leva chegou em abril, totalizando 600kg de ração para cães e 600kg para gatos.

Primeira doação do projeto

Outros objetivos

Como outros objetivos, em conjunto com a Estimativa Populacional de Cães e Gatos do município de Campo Magro, o projeto obterá indicadores demográficos comparáveis a outras realidades semelhantes, para assim auxiliar na criação e execução de políticas públicas com vistas à saúde única.

O projeto impactará no bem-estar dos cães e gatos à medida que esses animais receberão regularmente um alimento que suprirá suas demandas nutricionais, além de serem inscritos na Campanha de Castração do município e receberem um atendimento clínico de baixa complexidade, com aplicação de vacina, vermífugo, ectoparasiticida e microchipagem. Paralelo a isso, os cães também passarão por uma avaliação do Escore de Condição Corporal, Índice de Massa Muscular (IMM), Índice de Massa Corporal (IMC) e análise de pelagem e pele, de modo a caracterizar sua evolução ao longo dos meses.

O Projeto Fome Zero será permanentemente executado pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR, sempre encabeçado por um residente da área. Atualmente há cinco residentes que auxiliam no Projeto, de modo direto, indo a campo, ou indireto, fazendo a contabilidade da ração, organizando estoque e conversando com possíveis doadores.

Mais informações são obtidas pelo e-mail fomezero@ufpr.br.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR