Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novo sistema de gestão acadêmica (Siga) está pronto para implantação em 84 cursos da UFPR

O Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), substituto do Portal do Aluno e do Sistema de Informações para o Ensino (SIE), está em processo final de implantação por todos os cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em funcionamento desde 2019, a ferramenta passou por uma fase de testes com 12 cursos, dez de graduação e dois técnicos, que a avaliariam e recomendaram ajustes e modificações. Os demais cursos farão a migração à medida que seus representantes passarem pelo treinamento.

A plataforma já vem sendo utilizada, desde 2014, pelos cursos de pós-graduação. Segundo Rafaela Mantovani, chefe da Coordenação de Sistemas de Informação para Gestão Acadêmica (Cosis) da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), com o tempo o Siga foi agregando outros módulos que contemplam informações acadêmicas importantes como as pesquisas realizadas na universidade e as atividades de extensão, incluídas neste mês após a inativação do Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu).

“Com o controle acadêmico realizado pelo Siga, temos a vantagem de oferecer, em um sistema só, um banco de dados integrado com todas as informações de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Isso possibilita a extração de indicadores muito seguros das atividades dos estudantes e dos professores e das ações realizadas por departamentos e setores”, explica Rafaela, complementando que a nova ferramenta é mais moderna e opera com tecnologia web, podendo ser acessada por meio da internet, ao contrário do antigo sistema que precisava ser instalado nos computadores.

Além do perfil dos estudantes vinculados à UFPR, a ferramenta permite alimentar o portal do egresso, que oferece acesso à trajetória profissional de ex-alunos da instituição, mostrando quantos formandos têm carteira assinada e quantos seguiram na área acadêmica, por exemplo. “Dessa forma conseguimos dar um retorno para a sociedade sobre o trabalho feito pela universidade e saber o quanto os cursos estão sendo efetivos em suas propostas. Esse retorno também é importante para pensar em novos cursos ou na reformulação dos existentes para atender o mercado”, aponta a coordenadora.

Migração

A migração dos dados dos sistemas antigos é feita de forma automática para o Siga, que importa currículos de turmas ofertadas, dados de estudantes, históricos escolares, entre outras informações. “Adotamos a estratégia de fazer o treinamento com as coordenações e com os departamentos e, à medida que os responsáveis realizem o treinamento e entendam os procedimentos no sistema, fazemos a migração automática e as coordenações já podem iniciar a utilização da nova plataforma”, conta Rafaela.

Nos treinamentos, são apresentados os procedimentos operacionais e há acompanhamento da utilização do sistema por parte dos interessados. Participam secretários de coordenações de cursos, representantes de departamentos, coordenadores de cursos e chefes de departamentos, mas qualquer pessoa da comunidade interna que tiver interesse em conhecer o Siga também pode participar. As seis turmas atuais, com 30 vagas cada, estão lotadas, porém a Cosiga ofertará novas vagas em breve.

Experiência

Junto com os técnicos em Petróleo e Gás e Agente Comunitário de Saúde; com os bacharelados em Engenharia Civil e Farmácia; e com os tecnólogos em Luteria, Secretariado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Qualidade, Produção Cênica, Gestão Pública e Negócio Imobiliários, o também tecnólogo em Comunicação Institucional foi um dos selecionados para participar da fase de testes do Siga.

Para a coordenadora do curso, Ana Carolina de Araújo Silva, a migração para o Siga Graduação foi uma das melhores novidades em termos de administração acadêmica nos últimos anos. “O sistema é intuitivo, claro e fácil de mexer. Conseguimos extrair dele relatórios muito interessantes tanto para podermos tomar ações na administração do curso, quanto para auxiliar os alunos. É possível, por exemplo, fazer uma análise da vida acadêmica do estudante para verificar medidas que precisam ser tomadas”.

Outro ponto positivo, segundo Ana, é a facilidade de comunicação entre curso, secretaria e alunos. “Por meio da ferramenta recebemos solicitações recorrentes, como a de histórico escolar”. Ela destaca que os treinamentos foram essenciais para a familiarização com o sistema e pela possibilidade de apontar eventuais falhas antes da migração efetiva.

A atribuição de disciplinas é mais um aspecto a ser destacado e, para Ana, os alunos também serão beneficiados. “Eles conseguem visualizar seus horários distribuídos em dias da semana; fazem sua própria matrícula e podem organizar as disciplinas da melhor forma”. A migração para os 84 cursos restantes acontecerá de forma gradual, em consonância com os treinamentos oferecidos.

Leia notícias sobre o Siga Graduação aqui

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...