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FEDERAL DO PARANÁ

Novo modelo de formação e aproximação com comunidade renovam curso de Medicina da UFPR

Os estudantes que conseguem passar pelo rigoroso crivo do vestibular de Medicina da UFPR têm uma experiência diferente a partir deste ano. Para se adaptar às novas diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso passa a oferecer uma formação médica generalista, multidisciplinar e humanista – o que implica em experiência com a comunidade já no primeiro ano e na inclusão de uma nova disciplina: Bases da Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças, que destina 80% do tempo a atividades práticas.

As mudanças representam uma renovação no curso de Medicina da UFPR, que este ano completa 103 anos.  As Diretrizes Curriculares de Medicina estabelecidas pela Resolução 3/2014, do MEC, preveem uma formação mais voltada para a promoção, prevenção da saúde da comunidade e reabilitação de portadores de processos crônicos.

Mostrando identidade com a legislação dos programas  Mais Médicos e Saúde da Família (programas do governo federal voltados à assistência básica dos usuários do Sistema Único de Saúde-SUS), os estudantes de Medicina da UFPR iniciam sua experiência com a comunidade já no primeiro ano do curso. A experiência também está sendo adotada com sucesso no curso de Medicina do Campus de Toledo, que começou suas atividades em março do ano passado.

“Estamos promovendo uma série de mudanças que irão tornar a graduação cada vez mais dinâmica e integrada com a sociedade, usando o máximo potencial dos nossos alunos e tornando-os co-participantes na formação”, explica o coordenador do curso, professor Edison Luiz Almeida Tizzot. Não por acaso, as novas diretrizes estabelecem que os cursos de Medicina devem ter pelo menos 30% da sua carga horária do internato médico na atenção básica e urgência e emergência no SUS.

Nova disciplina

A disciplina Bases da Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças é obrigatória a partir de 2017. Ela possibilita que os estudantes tenham contato com profissionais de pelo menos dez áreas – além dos médicos de várias áreas, dentistas e profissionais de educação física, por exemplo.

“Isto é muito importante porque cria a possibilidade de os  alunos terem  uma visão multidisciplinar, adquirindo conhecimentos sobre questões importantes, como a qualidade de vida da família. Os próprios  alunos e suas famílias serão convidados a participar como pacientes”, explica Tizzot. “A idéia é que eles entendam o conceito de saúde em várias dimensões. Que ele seja um agente da saúde e estimule as mudanças de hábitos, com melhoria na qualidade de vida”, diz o coordenador do curso.

Laboratório de Habilidades

Preocupado com a qualidade da formação dos seus alunos, o curso de Medicina utiliza o Laboratório de Habilidades, Clínica e Simulação. Inaugurado no ano passado, o laboratório permite que os alunos do 5º, 6º, 7º e 8º períodos (e não mais apenas do 5º e 6º períodos, como ocorria até 2016) treinem, em manequins, todas as práticas necessárias para o seu aprendizado – desde suturas, utilização do cateter e manobras de ressuscitação cardíaca. O laboratório também grava os procedimentos para que os alunos possam corrigir seus erros.

Unidade Escola

Já a Unidade Escola de Promoção da Saúde, inaugurada em maio de 2016, está inserida em um processo de promoção da saúde. Seu objetivo é atender à comunidade com atividades preventivas. A partir do 2º semestre, a unidade também fará a avaliação física dos pacientes. “Nela, os docentes atuam no sentido de fazer com que os alunos desenvolvam suas habilidades clínicas”, explica Tizzot.

O curso

O Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná é dividido em 12 períodos, com duração de seis anos. Do total de vagas 176, são divididos 88 para cada semestre. Do 1° ao 8° período, os alunos têm aulas práticas e teóricas. Do 9° ao 12° período, é o chamado período de internato e estágio. O curso possui 20 semanas (1º ao 9º períodos) e, do 10° ao 12° têm 22 semanas. No total o curso tem 8.400 horas.

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