Informe: nova direção do SiBi assume cumprindo decisão do COUN

Assumiu quarta-feira (19), a direção do Sistema de Bibliotecas (SIBI) da UFPR, Josefina Aparecida Soares Guedes, bibliotecária do quadro da Universidade. A indicação da nova e temporária diretoria foi realizada após deliberação do Conselho Universitário determinar a elaboração de novo regimento para o SiBi, com definições de critérios eleitorais, para a função de direção, em conformidade com as regras que seguem os demais setores e unidades da UFPR.

O início dos processos e os trabalhos da comissão do COUN

Este processo teve inicio em 22 de junho de 2018, com o ofício da reitoria, 386/2018, à então diretora do SiBi. O ofício fazia considerações de que a Reitoria considera que o bom funcionamento do SiBi é estratégico e essencial para o conjunto das atividades acadêmicas da UFPR e que as áreas do conhecimento e suas especificidades exigem um trabalho colaborativo entre os Setores de Ensino e os profissionais responsáveis pela gestão das informações. Contudo, a administração tinha percebido dissintonias na gestão do SiBi que mostravam uma tendência de isolamento institucional e desrespeito as resoluções dos conselhos superiores da UFPR.

Dentre os fatos, foram registrados, por exemplo, a não prestação de contas das políticas do SiBi, ações administrativas e de sua execução orçamentária. O ofício da Reitoria mostrou que pedidos de informações formulados pela PROPLAN e pela PRPPG foram ignorados ou não atendidos. Evidenciou, ainda, “contraordens” dadas pela direção do SiBi a decisões das plenárias de Conselhos, medidas demasiadamente centralizadas nas compras de acervos e de bases de dados, bem como problemas nas relações com setores de ensino da universidade.

Finalmente, a reitoria destacou que todo esse isolacionismo tinha relação com o modo como os processos eleitorais internos do SiBi vinham sendo formulados historicamente – com regras flutuantes e variadas ao longo de cada consulta, ao aparente sabor das circunstancias que permeavam o momento do pleito, com critérios não paritários e censitários nos pesos dos votos e, sobretudo, desprovidos de auditagem institucional.

Desta forma, o Reitor constituiu uma comissão de membros do COUN, formada por diretores de setor, servidores técnico-administrativos e estudantes, para que no prazo de 45 dias, apresentasse um relatório contendo um diagnóstico e encaminhamentos diante da situação. Depois de uma série de diligências e após duas prorrogações do prazo para entrega do relatório final, o relatório veio para discussão na plenária do COUN, no dia 10 de setembro de 2018.

A sessão e a proposta de novo regimento

A sessão do COUN durou aproximadamente cinco horas. Discutiu unicamente o relatório apresentado pela comissão (acesse e leia a íntegra do relatório da Comissão do COUN). Após longos debates, o relatório da comissão foi aprovado por ampla maioria (29 votos a favor e 07 contrários).

O relatório elaborou diagnóstico detalhado sobre as ações da antiga diretoria do SiBi e propôs uma série de encaminhamentos. O principal deles foi a elaboração de um novo regimento do sistema, substituindo aquele atualmente vigente que data do ano de 1990 (e no qual não havia previsão alguma de eleições). O novo regimento deverá ser entregue no prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90. Nesse novo regimento, devem ser instituídas regras que aperfeiçoem a transparência das ações e decisões do SiBi, bem como melhorem a sua relação com os setores de ensino e com a administração central. Foi ainda deliberado que nesse regimento deve ser institucionalizada uma forma democrática de escolha das chefias, sem critérios voláteis e com a necessária institucionalidade, evitando-se soluções improvisadas, corporativas e informais.

Até a aprovação desse regimento, e em face do final do mandato de quatro anos da antiga direção do SiBi (que terminou em 18 de setembro), é que assumiu a nova diretoria interina, Josefina Aparecida Soares Guedes.

Fizeram parte da Comissão do COUN os professores Horácio Tertuliano dos Santos Filho, Vera Karam de Chueiri, Edivaldo da Silva Trindade, Marcos Wagner da Fonseca; os técnico-administrativos  Mariane de Siqueira e Valter Antonio Maier; e os acadêmicos Giovani Viero dos Santos e Lucas Antoczecen Kulik.