+ UFPR

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

Superintendência de Comunicação Social     3 de setembro de 2018 - 10h13

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

Lamentavelmente o Museu Nacional, pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi consumido em grande parte pelas chamas. Neste momento, o sentimento de pesar e solidariedade com esta situação de perda irreversível para a história, cultura e pesquisa brasileira é uníssono entre todas as universidades federais brasileiras.

Os documentos, obras e peças de valor arqueológico, antropológico, histórico e cultural são propriedade do povo brasileiro, que assiste impotente, neste triste acontecimento, a perda de parte significativa de nossa memória e nossa ciência. Impossível não conectar e mostramos as relações intrínsecas entre este fato e a precarização das universidades públicas no Brasil. Em particular, o risco que ainda correm nossas futuras gerações com o congelamento do gasto público por 20 anos.

A UFPR solidariza-se com a comunidade acadêmica da UFRJ e do Museu Nacional e se coloca à disposição para todo o apoio possível neste momento crítico.