Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Nota da Andifes sobre pronunciamento do presidente da República

Superintendência de Comunicação Social     25 de março de 2020 - 17h09

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu, nesta quarta-feira, 25, uma nota em que se posiciona sobre o pronunciamento realizado em rede nacional de televisão pelo presidente Jair Bolsonaro a respeito da pandemia do Coronavírus. O discurso foi veiculado na noite da última terça-feira, 24.

Confira o texto na íntegra, assinado pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles Pires da Silva, presidente da entidade:

Manifestação da Andifes sobre pronunciamento do Presidente da República

Gestores públicos devem valer-se do conhecimento e não da mera opinião. Não têm o direito  de fazer apostas políticas com a vida do conjunto dos cidadãos que devem proteger  e ter em conta em atos e manifestações. Em um momento como este, em estágio reconhecido   de pandemia, não têm o direito de orientar a população contrariando as medidas das autoridades científicas e sanitárias constituídas. Voltar as costas ao conhecimento produzido por cientistas de todo mundo e aos mais destacados pesquisadores de nossas universidades, sobretudo num momento como o que vivemos, constitui-se em atitude irresponsável que trará o preço elevado e irreparável de vidas humanas.

Por isso,  a Andifes só pode registrar  sua indignação com o  pronunciamento do Sr. Presidente da República, feito em cadeia nacional no dia 24 de março de 2020, no qual despreza  a voz dos pesquisadores de todo mundo e ignora dados oficiais das autoridades sanitárias, inclusive do próprio governo. Mesmo antes da pandemia, toda sociedade  tem se preocupado com a atual e a futura situação econômica do país. Porém, o cuidado com a vida é prioritário. É, assim, intolerável que, num momento sensível como este, sejam criticadas medidas que têm se baseado em dados concretos e nos procedimentos mais exitosos, além de serem apresentadas no pronunciamento orientações inconsistentes, perigosas e de todo contrárias aos esforços das autoridades competentes de seu próprio governo. A Andifes tem assim o dever de unir-se a quantos ora reagem ao que se configura como um cabal absurdo. É preciso, afinal, que nossos governantes estejam à altura dos atuais desafios, com a responsabilidade necessária para o enfrentamento desta grave crise.

Brasília, 25 de março de 2020

João Carlos Salles Pires da Silva

Presidente da Andifes


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR