Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Nota à comunidade sobre o FUTURE-SE – Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras

Superintendência de Comunicação Social     19 de julho de 2019 - 14h17

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que, por convite do Ministério da Educação (MEC), enviou representantes para reunião em Brasília no último dia 17 de julho. Na reunião com representantes do MEC e das demais Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), foi apresentada proposta de programa, intitulado FUTURE-SE, que tem por objeto a criação de um fundo de investimentos para captação de recursos privados e a participação de Organizações Sociais na gestão das IFES. 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) apresentou compromisso de analisar, considerar e debater a proposta. Para tal, convidou o Ministro da Educação para participar da sua próxima reunião plenária no dia 25 de julho, em que pretende discutir o programa de forma mais técnica e aprofundada. 

Os dirigentes das IFES consideram que, após a primeira apresentação da proposta, restam ainda muitas dúvidas a serem esclarecidas e detalhamentos a serem feitos, a fim de que seja possível ponderar todas as implicações, que se mostram bastante impactantes, de uma eventual adesão ao FUTURE-SE. 

Por esta razão, a UFPR aguardará as discussões dos próximos dias com a ANDIFES e com o MEC para viabilizar uma aprofundada discussão com a comunidade interna, em todos os seus segmentos, para poder participar de modo qualificado da “consulta pública” proposta pelo MEC, que ficará aberta até 7 de agosto.