Ciência e Tecnologia

NEPEA lança livro sobre Agroflorestas

Superintendência de Comunicação Social     24 de fevereiro de 2014 - 15h00

Livro "Agrofloresta, aprendendo a produzir com a natureza"

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Universidade Federal do Paraná (NEPEA) lança o livro “Agrofloresta: aprendendo a produzir com a natureza” de Fabiane Machado Vezzani e Wanter Steenbock. O livro é resultado do trabalho que o núcleo vem desenvolvendo e pretende ser mais uma ferramenta para a difusão deste novo modo de cultivar a terra, buscando na lógica da própria natureza uma forma sustentável de produzir mais e melhor.

Produção ecológica

A obra traz conceitos fundamentais de ecologia, discutindo sua aplicação na prática agroflorestal. A técnica envolve captar e entender como os processos vitais, os ciclos biogeoquímicos e as relações ecológicas estão acontecendo, identificando como potencializá-los para o aumento de fertilidade, produtividade e biodiversidade no espaço de produção. O objetivo é que o livro possa ajudar estudantes, agricultores e professores a utilizarem a agrofloresta como caminho.

Ambos autores atuam no NEPEA, Fabiane Machado Vezzani é professora do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR e coordenadora do núcleo e Walter Steenbock é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e membro do núcleo. O livro é ilustrado por Claudio Leme buscando uma abordagem técnico-didática.

Preparação da obra

Entre as ações do núcleo que resultaram no livro estão as parcerias entre instituições de pesquisa e extensão na área de Agroecologia, a qualificação de de professores, estudantes e técnicos e a destinação de recursos financeiros para a edição. Também foi importante a parceria com os técnicos e agricultores da Cooperfloresta, colaborando com sua experiência no manejo agroflorestal.

O NEPEA foi criado em 2011 por meio do Edital 58/2010, Chamada 2: Núcleos de Pesquisa e Extensão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ─ CNPq, no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural ─ PNATER.
O livro está disponível para acesso via Internet no link: Livro: “Agrofloresta, aprendendo a produzir com a natureza”

por Rodrigo Choinski