Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

NC lança edital do Vestibular UFPR 2019/2020; inscrições começam em 12 de agosto

Esta matéria foi atualizada no dia 29 de julho às 16:22, foram corrigidas informações importantes sobre o processo seletivo que estavam em desacordo com o edital, ver a errata no final da matéria.

O Núcleo de Concursos (NC) da UFPR divulgou nesta sexta-feira (26/07) o edital do vestibular 2019/2020 da UFPR. O documento, disponível no portal do núcleo, define as normas para o ingresso dos novos estudantes de graduação na universidade em 2020.

A prova objetiva, da primeira fase do processo seletivo, acontece no dia 27 de outubro. A convocação para a segunda fase do vestibular está marcada para o dia 13 de novembro e as provas para os dias 24 (prova de compreensão e produção de textos – redação) e 25 de novembro (provas específicas, de habilidades específicas, entre outras segundo as especificidades de alguns cursos). O programa das provas já está disponível no site do NC.

Inscrições

As inscrições iniciam no dia 12 de agosto e vão até às 17h do dia 10 de setembro e devem ser feitas exclusivamente por meio do site do NC (www.nc.ufpr.br). Aconselha-se a não deixar a inscrição para o último dia.

O custo da taxa de inscrição é de R$ 155,00. O candidato que queira alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a sua categoria de concorrência depois de ter efetivado sua inscrição poderá fazer até às 17h do dia 12 de setembro, neste caso há uma taxa de R$ 35,00 (mais informações no edital). Também há essa opção para aqueles que queiram modificar a opção de cargo no Concurso Público da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Isenção

Têm direito a isenção da taxa de inscrição os estudantes que comprovem não poder arcar com a taxa por meio da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – decreto nº 6.593, de 02/10/08. Neste caso o período para requerer o direito é de 12 a 21 de agosto.

Outro caso são os estudantes que comprovem ter renda familiar per capital igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada – Lei 12.799/2013. O período para requerimento desta situação é de 12 a 28 de agosto.

Os candidatos devem observar atentamente as regras do edital para requisição de isenção, também é bom lembrar que nas situações que sejam necessárias comprovar a renda para ter direito a vaga, a comprovação deverá ser feita novamente de acordo com as regras estabelecidas pela UFPR.

A relação dos estudantes que tiverem o pedido de isenção aceito será disponibilizado no site do NC no dia 26 de agosto no caso dos estudantes que pedirem por meio do CadÚnico e 6 de setembro, para os outros casos.

Cotas

O processo garante a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, divididos em duas categorias uma em qualquer faixa de renda outra os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. E também para candidatos em geral que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, também divididos em duas categorias aqueles em qualquer faixa de renda e aqueles que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Também são reservadas vagas para pessoas com deficiência com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. É necessário observar no edital as maneiras de comprovar a renda.

A proporção de vagas para as reservas (categorias de que trata o item 2.3.1, alíneas “a” e “c” do edital) será igual a proporção de pessoas autoidentificadas como pretos, pardos, indígenas e/ou pessoas com deficiência na população do Paraná segundo o último censo demográfico do IBGE e será determinada por curso, turno e semestre, constando no Guia do Candidato.

Além das vagas reservadas, é garantida uma vaga por curso para pessoas com deficiência na concorrência geral.

A reserva de vagas é regulada Art. 8º da Resolução n° 19/17-CEPE baseada nas Leis nº 12.711/12 e Lei nº 13.409/16 e os Decretos nº 7824/12 e nº 9.034/17). Os candidatos da modalidade “treineiro” não têm direito à isenção da taxa de inscrição.

Assim como no ano passado, a banca de validação do Termo de Autodeclaração, para aqueles que concorrem às vagas para pretos, pardos e indígenas, acontecerá entre a 1ª e a 2ª fases do processo seletivo, uma novidade incluída no processo de 2017 que permite que aqueles que não tenham sua declaração validada pela banca possam disputar as vagas em outro tipo de concorrência, que devem indicar no ato de inscrição, conforme o edital.

Vagas

A relação completa com as vagas disponíveis no processo seletivo, assim como outras informações e orientações, serão divulgadas no Guia do Candidato, que será lançado no início do período de inscrições.

Dúvidas

O NC mantém uma Central de Atendimento ao Candidato para tirar dúvidas sobre o processo. Basta ligar nos números (41) 3313-8800 ou (41) 3313-8801 de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Há também um sistema interativo via Internet que pode ser acessado no endereço eletrônico do núcleo (www.nc.ufpr.br). O protocolo e a recepção do NC funcionam de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

As informações desta matéria não substituem aquelas presentes no edital.

Errata

Foram corrigidas as seguintes informações no dia 29 de julho às 9:50:

1) O período de inscrições do vestibular vai até às 17h do dia 10 de setembro, e não do dia 11 de setembro como divulgado;

2) A data correta da convocação para a segunda fase do vestibular é o dia 13 de novembro;

3) A data limite correta para o candidato alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a sua categoria de concorrência depois de ter efetivado a inscrição é 17h do dia 12 de setembro.

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...