+ UFPR

Napne completa 15 anos com lives sobre atuação no apoio a pessoas com necessidades especiais; dias 15 e 22/4

Camille Bropp     14 de abril de 2021 - 15h35

Para celebrar os seus 15 anos de atuação, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu destacar as histórias dos estudantes da instituição que receberam apoio no núcleo e dos profissionais que os auxiliaram. Os relatos serão o tema das duas lives marcadas para os dias 15 e 22 de abril, a partir das 19 horas, com transmissão pelo canal do Napne no YouTube (acesse neste link).

Os convidados serão estudantes e egressos da UFPR que contaram com o suporte especializado do núcleo na sua jornada no ensino superior. O Napne foi criado para ser um espaço de articulação de políticas e práticas educacionais inclusivas destinadas a estudantes surdos, com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação.

O evento faz parte de um calendário comemorativo do Napne para 2021, que inclui ainda um documentário com depoimentos de quem faz parte da história do Napne e os lançamentos do e-book “Acessibilidade e inclusão na Universidade: políticas, práticas e vivência” e de um aplicativo acessível que facilitará a comunicação entre estudantes e núcleo.

Sobre o Napne

O núcleo foi vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPR até 2018, quando passou a fazer parte da Coordenadoria de Inclusão e Diversidade (CID) da então recém-criada Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), em Curitiba. Desde a sua criação está sob coordenação da professora Laura Ceretta Moreira, do Setor de Educação da UFPR.

Em 15 anos, o Napne firmou parcerias na área com secretarias de governo, organizações não governamentais e movimentos sociais. Também organizou eventos e cursos de formação para trazer conscientização ao tema, entre eles as sete edições nacionais do Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Prolibras) e as três do Seminário Nacional de Surdos da UFPR.

Nos últimos cinco anos, o Napne marcou as políticas afirmativas da universidade referentes ao ingresso na graduação. A equipe da unidade organizou eventos nacionais sobre cotas para pessoas com deficiência e coordenou o primeiro documento orientador para a realização de bancas de verificação de autodeclaração para pessoas com deficiência.

Algumas das histórias do Napne contadas no Portal da UFPR são a da primeira surda a se tornar mestre no Setor de Educação, em 2014; a do primeiro mestre com paralisia cerebral formado pela UFPR, em 2018; e a do seu apoio no vestibular, publicada em 2017.

“Programação comemorativa dos 15 anos do Napne UFPR para o mês de abril”

Dia 15/04, às 19h

Live: “Relatos sobre inclusão – 15 anos de Napne/UFPR” ( Parte1)

Convidados: Carolina Carvalho Palomo Fernandes (egressa do curso de Pedagogia, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado); Yan Soares da Silva (estudante de Pedagogia); Bruno Santos Ramos Cerdan (estudante de Psicologia)