Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Napne completa 15 anos com lives sobre atuação no apoio a pessoas com necessidades especiais; dias 15 e 22/4

Camille Bropp     14 de abril de 2021 - 15h35

Para celebrar os seus 15 anos de atuação, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu destacar as histórias dos estudantes da instituição que receberam apoio no núcleo e dos profissionais que os auxiliaram. Os relatos serão o tema das duas lives marcadas para os dias 15 e 22 de abril, a partir das 19 horas, com transmissão pelo canal do Napne no YouTube (acesse neste link).

Os convidados serão estudantes e egressos da UFPR que contaram com o suporte especializado do núcleo na sua jornada no ensino superior. O Napne foi criado para ser um espaço de articulação de políticas e práticas educacionais inclusivas destinadas a estudantes surdos, com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação.

O evento faz parte de um calendário comemorativo do Napne para 2021, que inclui ainda um documentário com depoimentos de quem faz parte da história do Napne e os lançamentos do e-book “Acessibilidade e inclusão na Universidade: políticas, práticas e vivência” e de um aplicativo acessível que facilitará a comunicação entre estudantes e núcleo.

Sobre o Napne

O núcleo foi vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPR até 2018, quando passou a fazer parte da Coordenadoria de Inclusão e Diversidade (CID) da então recém-criada Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), em Curitiba. Desde a sua criação está sob coordenação da professora Laura Ceretta Moreira, do Setor de Educação da UFPR.

Em 15 anos, o Napne firmou parcerias na área com secretarias de governo, organizações não governamentais e movimentos sociais. Também organizou eventos e cursos de formação para trazer conscientização ao tema, entre eles as sete edições nacionais do Programa Nacional para a Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Prolibras) e as três do Seminário Nacional de Surdos da UFPR.

Nos últimos cinco anos, o Napne marcou as políticas afirmativas da universidade referentes ao ingresso na graduação. A equipe da unidade organizou eventos nacionais sobre cotas para pessoas com deficiência e coordenou o primeiro documento orientador para a realização de bancas de verificação de autodeclaração para pessoas com deficiência.

Algumas das histórias do Napne contadas no Portal da UFPR são a da primeira surda a se tornar mestre no Setor de Educação, em 2014; a do primeiro mestre com paralisia cerebral formado pela UFPR, em 2018; e a do seu apoio no vestibular, publicada em 2017.

SERVIÇO
“Programação comemorativa dos 15 anos do Napne UFPR para o mês de abril”

Dia 15/04, às 19h

Live: “Relatos sobre inclusão – 15 anos de Napne/UFPR” ( Parte1)

Convidados: Carolina Carvalho Palomo Fernandes (egressa do curso de Pedagogia, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação- Mestrado); Yan Soares da Silva (estudante de Pedagogia); Bruno Santos Ramos Cerdan (estudante de Psicologia)

Mediador: Wagner Bittencourt (Napne)

Interpretes de Libras: Sergio Ferreira e Peterson Simões

Transmissão pelo canal do Napne no YouTube

Dia 22/04, às 19h

Live: “Relatos sobre inclusão – 15 anos de Napne/UFPR” (Parte 2)

Convidados: Claudovil B. de Almeida Junior (mestre em Educação PPGE/UFPR, professor de educação especial na rede básica de ensino do Amapá); Wagner Bittencourt (doutorando em Filosofia, técnico administrativo no Napne); Magnus Leitão de Souza (graduado em Administração pela UFPR); Cibele Rabelo (estudante de Biomedicina na UFPR

Mediador: Yan Soares da Silva (estudante de Pedagogia, professor de Espanhol)

Interpretes de Libras: Sergio Ferreira e Peterson Simões

Transmissão pelo canal do Napne no YouTube

(Com informações da Sipad UFPR)

Leia mais notícias sobre o Napne UFPR neste link


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR