Ciência e Tecnologia

Na Espanha, reitor assume Grupo Tordesilhas

11 de dezembro de 2012 - 15h16

Coletiva de imprensa do Grupo Tordesilhas, na Universidade de Salamanca, na Espanha. A partir da esquerda: o novo presidente Zaki Akel Sobrinho (UFPR), o reitor da USAL Daniel Hernández Ruipérez e o novo vice-presidente do grupo, António Rendas (UNL) - Foto: Comunicación Universidad de Salamanca

O Reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho tomou posse nesta terça-feira (11) como presidente do Grupo Tordesilhas, assumindo como vice-presidente o reitor da Universidade Nova de Lisboa, Antônio Rendas. Na ocasião, foi assinado também um convênio entre as duas universidades.

A solenidade foi realizada na Universidade de Salamanca, na Espanha, durante o XIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas. O novo presidente pretende fortalecer as atividades da rede de universidades e ampliar as parcerias acadêmicas.

Grupo Tordesilhas
O Grupo Tordesilhas foi criado em 2000, a partir de um encontro dos Reitores do Brasil, da Espanha e de Portugal, em que foram definidas as ações de cooperação voltadas para dois aspectos específicos: científicos e educação.

Proporciona o desenvolvimento de acordos bilateriais entre as universidades. A cooperação científica e educacional desempenha um elemento-chave no papel das instituições acadêmicas de um mundo em profunda mudança social e científico-tecnológico.
O reitor da UFPR assumirá junto com o reitor da Universidade Nova Lisboa, Antonio Rendas, que ocupará o cargo de vice-presidente. A gestão será de um ano.

O reitor Zaki Akel Sobrinho (esq.) assume a presidência do Grupo Tordesilhas - Foto: Comunicación Universidad de Salamanca

XIII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, na Universidade de Salamanca, Espanha - Foto: Comunicación Universidad de Salamanca