Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Mutirão Mais Cultura disponibiliza livro sobre temas da cultura do litoral paranaense

Superintendência de Comunicação Social     14 de julho de 2020 - 12h33

O Mutirão – Mais Cultura na UFPR, projeto aprovado no Edital Mais Cultura nas Universidades do Ministério da Educação (MEC), lançou o livro paradidático intitulado “MUTIRÃO NA ESCOLA: práticas e saberes para compartilhar na sala de aula”. A produção tem o objetivo de levar aos professores, pedagogos, educadores e alunos das escolas de educação básica uma parte dos resultados das atividades desenvolvidas nos últimos anos pelas ações dos participantes do projeto.

A obra é apresentada em cinco fascículos e propõe que os conhecimentos e perspectivas sobre as práticas e os saberes das comunidades do litoral do Paraná e sua diversidade étnica e cultural sejam trabalhados por todas as escolas do estado.

Página do fascículo sobre Fandango

O livro paradidático fornece aos professores algumas reflexões e sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula com o propósito de possibilitar a construção de conhecimentos sobre os temas da cultura e dos modos de vida do litoral. A partir desse contexto, busca-se realizar a problematização das várias formas de viver e pensar as práticas cotidianas de grupos sociais muitas vezes silenciados ou invisibilizados, como as comunidades caiçaras urbanas e rurais, indígenas e quilombolas.

Confira os fascículos:
Boi Barroso | Fandango | Indígenas | Quilombolas | Turismo Comunitário

Página do fascículo sobre Boi Barroso

Mutirão Mais Cultura

O Mutirão – Mais Cultura na UFPR foi criado com a perspectiva de dialogar com as políticas públicas para a cultura, para a circulação e difusão cultural, para a formação e intercâmbio de experiências e para a memória e patrimônio artístico-cultural, privilegiando as comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas do litoral do Paraná.

O projeto procurou contribuir com o fortalecimento institucional da própria universidade, das comunidades tradicionais e quilombolas, dos grupos indígenas que buscavam assegurar o direito constitucional à produção e fruição das culturas locais; além de instrumentalizar esses grupos para ampla participação na elaboração e execução de políticas públicas que visam à redução da desigualdade e a preservação da diversidade cultural. Uma das estratégias foi a de difundir as práticas culturais do litoral paranaense nas escolas.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR