Extensão e Cultura

Mutirão Mais Cultura disponibiliza livro sobre temas da cultura do litoral paranaense

Superintendência de Comunicação Social     14 de julho de 2020 - 12h33

O Mutirão – Mais Cultura na UFPR, projeto aprovado no Edital Mais Cultura nas Universidades do Ministério da Educação (MEC), lançou o livro paradidático intitulado “MUTIRÃO NA ESCOLA: práticas e saberes para compartilhar na sala de aula”. A produção tem o objetivo de levar aos professores, pedagogos, educadores e alunos das escolas de educação básica uma parte dos resultados das atividades desenvolvidas nos últimos anos pelas ações dos participantes do projeto.

A obra é apresentada em cinco fascículos e propõe que os conhecimentos e perspectivas sobre as práticas e os saberes das comunidades do litoral do Paraná e sua diversidade étnica e cultural sejam trabalhados por todas as escolas do estado.

Página do fascículo sobre Fandango

O livro paradidático fornece aos professores algumas reflexões e sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula com o propósito de possibilitar a construção de conhecimentos sobre os temas da cultura e dos modos de vida do litoral. A partir desse contexto, busca-se realizar a problematização das várias formas de viver e pensar as práticas cotidianas de grupos sociais muitas vezes silenciados ou invisibilizados, como as comunidades caiçaras urbanas e rurais, indígenas e quilombolas.

Confira os fascículos:
Boi Barroso | Fandango | Indígenas | Quilombolas | Turismo Comunitário

Página do fascículo sobre Boi Barroso

Mutirão Mais Cultura

O Mutirão – Mais Cultura na UFPR foi criado com a perspectiva de dialogar com as políticas públicas para a cultura, para a circulação e difusão cultural, para a formação e intercâmbio de experiências e para a memória e patrimônio artístico-cultural, privilegiando as comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas do litoral do Paraná.

O projeto procurou contribuir com o fortalecimento institucional da própria universidade, das comunidades tradicionais e quilombolas, dos grupos indígenas que buscavam assegurar o direito constitucional à produção e fruição das culturas locais; além de instrumentalizar esses grupos para ampla participação na elaboração e execução de políticas públicas que visam à redução da desigualdade e a preservação da diversidade cultural. Uma das estratégias foi a de difundir as práticas culturais do litoral paranaense nas escolas.