Extensão e Cultura

Museu de Arte da UFPR homenageia Adalice Araújo

Superintendência de Comunicação Social     24 de setembro de 2014 - 20h02

A obra crítica de uma das figuras mais importantes da história da arte do Paraná é exposta a partir do acervo do MusA

Visita guiada - A coleção do MusA e a crítica Adalice Araújo

É impossível falar sobre arte no Paraná sem tocar no nome de Adalice Araújo. Poeta, artista plástica, historiadora e crítica de arte brasileira, escreveu mais de 2,4 mil páginas sobre a história da arte paranaense. Também lecionou na Universidade Federal do Paraná e na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, colaborou para a criação do curso de Educação Artística da UFPR, dirigiu o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e foi uma das fundadoras do Museu de Arte da UFPR (MusA).

Para homenagear uma mulher de tamanha importância, o MusA traz a exposição “Visita guiada – A coleção do MusA e a crítica Adalice Araújo”, resultado da colaboração entre o Departamento de Artes e o Museu de Arte da UFPR. Foram escolhidos 14 artistas com obras presentes no acervo do MusA que tiveram suas trajetórias artísticas analisadas por Adalice. As obras serão expostas com trechos de críticas selecionadas por estudantes do curso de Artes Visuais. Além disso, será apresentado um texto fundamental da crítica, publicado em 1970, como uma síntese de sua importância na discussão da arte brasileira.

Concebida a partir das pesquisas do projeto de Iniciação Científica, do acervo das críticas de Adalice publicadas em jornal, presente no MAC-PR, e das reflexões levantadas na disciplina de Crítica da Arte, do curso de Artes Visuais, a exposição conta com a organização geral de Paulo Reis e com a participação dos estudantes pesquisadores: Evelly Caroline Rodrigues da Silva, Laryssa Paula Setim,Yasmin Tatiana Kozak de Almeida, Luisa Ferreira Gusi, Bruno Ferreira de Souza, Fernanda Roberta de Oliveira Pinto e Allana Schoemberger.

Quem for visitar a exposição poderá conferir a obra dos artistas: Antonio Arney, Alfredo Andersen, Dulce Osinski, Estela Sandrini, Fernando Calderari, Fernando Velloso, Ida Hannemann de Campos, Guido Viaro, Lange de Morretes, Letícia Faria, Mario Rubinski, Miguel Bakun e Waldemar Curt Freyesleben.

Serviço

A “Visita guiada – A coleção do MusA e a crítica Adalice Araújo” terá uma cerimônia de abertura dia 25 de setembro, às 19h

Ficará em exposição do dia 25 de setembro ao dia 21 de novembro de 2014

Rua XV de Novembro, 695 1º andar – Centro – Curitiba – PR