Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia terá programação cultural no aniversário de 56 anos

Superintendência de Comunicação Social     19 de julho de 2019 - 9h08

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) comemora 56 anos no dia 27 de julho, com atividades artísticas em Paranaguá. A apresentação musical do UM2UO, formado pela dupla da Orquestra Filarmônica da UFPR, abre a programação às 12 horas no palco da Praça 29 de Julho em frente ao Museu, no Centro Histórico.

Na mesma tarde, no auditório do Museu, às 16 horas, acontece o lançamento do documentário “Essa terra não vai terminar”, dirigido por Matias Dala Stella. O filme fala sobre os indígenas Mbyá Guarani da aldeia de Pindoty, na Ilha da Cotinga, e de suas estratégias de fortalecimento em frente ao mundo dos brancos. Lembrando que essa é uma boa oportunidade para conhecer a exposição “Nhande Mbyá Rekó – Nosso Jeito de Ser Guarani”, que também contou com a participação da aldeia Pindoty junto com outras 4 comunidades guarani do litoral em seu processo de curadoria.

Fundado no mesmo dia do aniversário de Paranaguá, em 29 de julho de 1963 por José Loureiro Fernandes, o MAE-UFPR é responsável pelo cuidado de mais de 80.000 peças, composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas pioneiras do Brasil, sobre populações indígenas e cultura popular. O Museu desenvolve uma série de exposições temporárias, catálogos, publicações e produtos educativos e lúdicos, como jogos e brincadeiras, voltados principalmente às escolas de ensino fundamental e médio. Pela da Extensão Universitária, o MAE também tem como proposta ser um espaço participativo da comunidade, buscando tornar-se cada vez mais aberto para as expressões artísticas, a pesquisa, o ensino e a difusão do conhecimento.

UM2UO
O UM2UO é um grupo de música de câmara vinculado à Orquestra Filarmônica da UFPR. Formado por Luís Fernando Diogo e Vinícius Portes, o grupo já se apresentou em festivais de música como o Festival de Inverno da UFPR em Antonina e Festival Villa Lobos, no Rio de Janeiro, no qual foi premiado no Concurso Internacional de Música de Câmara no ano de 2016.

Aniversário de 56 anos do MAE-UFPR 
Quando: Sábado, 27 de julho, às 12h (apresentação UM2UO) e às 16h (documentário)
Onde: Palco da praça 29 de Julho e auditório do MAE-UFPR (entradas pela porta em frente à praça e pela Rua XV de Novembro, 575) – Centro Histórico de Paranaguá
Confirme sua participação no evento: https://www.facebook.com/events/2877076752334135/