Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR promove “Jogos e Diversidade” na 18ª Semana de Museus

Superintendência de Comunicação Social     15 de maio de 2020 - 14h21

MAE lança “Jaguareté: Desafios da Floresta”, game para PC e Mobile voltado ao ensino e aprendizado sobre culturas indígenas

De 19 a 22 de maio, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza o evento virtual “Jogos e Diversidade” em suas redes sociais, que integra a programação nacional da 18ª Semana de Museus. Trata-se de uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que une instituições museológicas durante uma semana em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus é “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”. O evento ocorre no Instagram do MAE e conta com o apoio de divulgação e participação da Jogarta, associação voltada ao uso de jogos para a educação.

O evento do MAE-UFPR tem como principal atração o lançamento oficial do mais novo jogo virtual do MAE, o “Jaguareté: Desafios da Floresta”, desenvolvido com o fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para inovação, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e ensino à distância na temática jogos virtuais.

O jogo permite o ensino e aprendizado sobre culturas indígenas e história de maneira lúdica e atraente. Criado a partir de conteúdo etno-histórico e etnográfico, o objetivo é promover o conhecimento sobre o patrimônio cultural indígena de povos presentes no território brasileiro no século XVI. O game permite aos alunos compreenderem a realidade de outras culturas em um exercício de aproximação à alteridade, proporcionando ao jogador contato com seu pensamento, narrativas míticas e modos de ação. O jogo “Jaguareté: Desafios da Floresta” é baseado no RPG educativo “Jaguareté: O Encontro” desenvolvido pelo MAE-UFPR, disponível para leitura neste link. O game pode ser baixado para Windows PC e para Mobile Android neste link.

Além do lançamento, a programação da semana prevê uma conversa online com o professor Jorge Valpaços, que é também desenvolvedor de jogos, e um “Unboxing” da Caixa África apresentada pela museóloga do MAE, Tamara Evangelista, para conhecer melhor este produto pedagógico do Museu. A Semana é encerrada com um “Let’s Play” em que os participantes poderão conhecer o jogo e se divertir junto a Mateus Buffone, presidente da Jogarta.

Confira a programação completa:

Dia 19 de maio, terça-feira:
Abertura, como jogar e lançamento oficial: “Jaguareté: Desafios da Floresta”, às 16h, com Bruna Portela, coordenadora do projeto e historiadora do MAE, e Fábio Marcolino, idealizador do jogo e produtor do MAE.

Dia 20 de maio, quarta-feira:
Live “Jogos, Diversidade e Educação”, às 16h, com Jorge Valpaços , professor e desenvolvedor de jogos, e Fábio Marcolino, idealizador do jogo e produtor do MAE.

Dia 21 de maio, quinta-feira:
Conheça a caixa didática “África”, #unboxing com Tamara Evangelista, museóloga e ações educativas do MAE.

Dia 22 de maio, sexta-feira:
Conheça “Jaguareté: Desafios da Floresta”, #letsplay com Mateus Buffone, professor e presidente da Jogarta.

Siga a página do Museu de Arqueologia e Etnologia no Instagram

Texto: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR