Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR promove “Jogos e Diversidade” na 18ª Semana de Museus

Superintendência de Comunicação Social     15 de maio de 2020 - 14h21

MAE lança “Jaguareté: Desafios da Floresta”, game para PC e Mobile voltado ao ensino e aprendizado sobre culturas indígenas

De 19 a 22 de maio, o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza o evento virtual “Jogos e Diversidade” em suas redes sociais, que integra a programação nacional da 18ª Semana de Museus. Trata-se de uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que une instituições museológicas durante uma semana em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus é “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”. O evento ocorre no Instagram do MAE e conta com o apoio de divulgação e participação da Jogarta, associação voltada ao uso de jogos para a educação.

O evento do MAE-UFPR tem como principal atração o lançamento oficial do mais novo jogo virtual do MAE, o “Jaguareté: Desafios da Floresta”, desenvolvido com o fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para inovação, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e ensino à distância na temática jogos virtuais.

O jogo permite o ensino e aprendizado sobre culturas indígenas e história de maneira lúdica e atraente. Criado a partir de conteúdo etno-histórico e etnográfico, o objetivo é promover o conhecimento sobre o patrimônio cultural indígena de povos presentes no território brasileiro no século XVI. O game permite aos alunos compreenderem a realidade de outras culturas em um exercício de aproximação à alteridade, proporcionando ao jogador contato com seu pensamento, narrativas míticas e modos de ação. O jogo “Jaguareté: Desafios da Floresta” é baseado no RPG educativo “Jaguareté: O Encontro” desenvolvido pelo MAE-UFPR, disponível para leitura neste link. O game pode ser baixado para Windows PC e para Mobile Android neste link.

Além do lançamento, a programação da semana prevê uma conversa online com o professor Jorge Valpaços, que é também desenvolvedor de jogos, e um “Unboxing” da Caixa África apresentada pela museóloga do MAE, Tamara Evangelista, para conhecer melhor este produto pedagógico do Museu. A Semana é encerrada com um “Let’s Play” em que os participantes poderão conhecer o jogo e se divertir junto a Mateus Buffone, presidente da Jogarta.

Confira a programação completa:

Dia 19 de maio, terça-feira:
Abertura, como jogar e lançamento oficial: “Jaguareté: Desafios da Floresta”, às 16h, com Bruna Portela, coordenadora do projeto e historiadora do MAE, e Fábio Marcolino, idealizador do jogo e produtor do MAE.

Dia 20 de maio, quarta-feira:
Live “Jogos, Diversidade e Educação”, às 16h, com Jorge Valpaços , professor e desenvolvedor de jogos, e Fábio Marcolino, idealizador do jogo e produtor do MAE.

Dia 21 de maio, quinta-feira:
Conheça a caixa didática “África”, #unboxing com Tamara Evangelista, museóloga e ações educativas do MAE.

Dia 22 de maio, sexta-feira:
Conheça “Jaguareté: Desafios da Floresta”, #letsplay com Mateus Buffone, professor e presidente da Jogarta.

Siga a página do Museu de Arqueologia e Etnologia no Instagram

Texto: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR