Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia apresenta em Paranaguá o 1º Puxirão, mostra de cultura popular, em 17 e 18/5

Superintendência de Comunicação Social     15 de maio de 2019 - 15h44

Pensado para levar expressões da cultura popular ao  Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR, em Paranaguá, o 1º Puxirão MAE será realizado nos próximos dias 17 (sexta-feira) e 18 (sábado) de maio. A programação conta com apresentações culturaise artísticas, além de lançamentos de livros. A entrada é franca.

O evento integra a programação nacional da 17ª Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que todo ano incentiva museus a oferecerem ao público atrações sob diversas temáticas. As abertura será às 19 horas de sexta.

O primeiro dia do evento contará com o pré-lançamento da exposição “Histórias de Faxinais”, em conjunto com a apresentação do e-book de contos e curta-metragens do Projeto, premiado pela 8ª edição do prêmio internacional Ibermuseus de educação.

Apresentação de fandango está na programação, assim como lançamento de livros e projeção de curta-metragens. Foto: Douglas Fróis/MAE-UFPR

A mostra aborda a memória de diferentes esferas da vida de povos tradicionais de Pinhão-PR: suas lendas, alimentação, trabalho, casa, quintal, família, escola, mata e a guerra. Nesta oportunidade serão apresentadas produções audiovisuais sobre o projeto, que traz diferentes histórias de Faxinal dos Ribeiros e comunidades vizinhas.

Publicações

No sábado, às 18 horas, haverá o lançamento das novas publicações do MAE.

Serão lançados: o Catálogo da exposição “Deuses que Dançam”, sobre os orixás do Candomblé; os e-books “Catálogo de Fontes Históricas do MAE-UFPR – 1950-1963”, um apanhado de todos os documentos históricos do Museu; o catálogo da exposição “Entre Conchas”, em cartaz no Museu; e o livreto “Caixas didáticas do MAE: um guia para a sua elaboração”. Este último será apresentado em conjunto com o lançamento das Caixa Didáticas “Alimentos” e “Arqueologia”, kits lúdicos e interativos que exploram a história e a diversidade em várias culturas, principalmente indígenas.

Por último, será lançado o catálogo da exposição “Rogai Por Nós”, com o Grupo Folclórico Boi Barroso, que fará uma apresentação logo em seguida, às 19 horas.

Fandango

O evento se encerrará com uma Homenagem ao Mestre Nemésio, que faleceu no mês passado, contando com uma apresentação de Fandango Caiçara com o Mestre Zeca da Rabeca. Após a homenagem, planeja-se fazer uma seresta pelas ruas de Paranaguá até o Mercado do Café, onde acontece tradicionalmente o baile na cidade, encerrando o evento.

A ideia de uma apresentação no claustro do Museu surgiu com o contato com a comunidade local caiçara na época em que foi lançada a exposição “No Ritmo do Fandango”, em 2012, quando tanto Mestre Nemésio quanto o Mestre Zeca da Rabeca se apresentaram no Museu.

O Puxirão MAE 2019 é uma realização do MAE com a Prefeitura de Paranaguá, por meio do apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

Sobre a Semana dos Museus

Neste ano, o tema é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. O Ibram é ligado ao Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial de Cultura do governo federal.

A programação nos museus de todo o Brasil pode ser conferida neste link.

SERVIÇO
Puxirão MAE 2019
Data: Nas noites dos dias 17 e 18 de maio (veja programação)
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (R. XV de Novembro, 575, Centro Histórico – Paranaguá)
Entrada gratuita
Mais informações pela página do MAE no Facebook

(Com informações do MAE-UFPR)

Leia mais notícias sobre o MAE aqui