Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia apresenta em Paranaguá o 1º Puxirão, mostra de cultura popular, em 17 e 18/5

Superintendência de Comunicação Social     15 de maio de 2019 - 15h44

Pensado para levar expressões da cultura popular ao  Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR, em Paranaguá, o 1º Puxirão MAE será realizado nos próximos dias 17 (sexta-feira) e 18 (sábado) de maio. A programação conta com apresentações culturaise artísticas, além de lançamentos de livros. A entrada é franca.

O evento integra a programação nacional da 17ª Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que todo ano incentiva museus a oferecerem ao público atrações sob diversas temáticas. As abertura será às 19 horas de sexta.

O primeiro dia do evento contará com o pré-lançamento da exposição “Histórias de Faxinais”, em conjunto com a apresentação do e-book de contos e curta-metragens do Projeto, premiado pela 8ª edição do prêmio internacional Ibermuseus de educação.

Apresentação de fandango está na programação, assim como lançamento de livros e projeção de curta-metragens. Foto: Douglas Fróis/MAE-UFPR

A mostra aborda a memória de diferentes esferas da vida de povos tradicionais de Pinhão-PR: suas lendas, alimentação, trabalho, casa, quintal, família, escola, mata e a guerra. Nesta oportunidade serão apresentadas produções audiovisuais sobre o projeto, que traz diferentes histórias de Faxinal dos Ribeiros e comunidades vizinhas.

Publicações

No sábado, às 18 horas, haverá o lançamento das novas publicações do MAE.

Serão lançados: o Catálogo da exposição “Deuses que Dançam”, sobre os orixás do Candomblé; os e-books “Catálogo de Fontes Históricas do MAE-UFPR – 1950-1963”, um apanhado de todos os documentos históricos do Museu; o catálogo da exposição “Entre Conchas”, em cartaz no Museu; e o livreto “Caixas didáticas do MAE: um guia para a sua elaboração”. Este último será apresentado em conjunto com o lançamento das Caixa Didáticas “Alimentos” e “Arqueologia”, kits lúdicos e interativos que exploram a história e a diversidade em várias culturas, principalmente indígenas.

Por último, será lançado o catálogo da exposição “Rogai Por Nós”, com o Grupo Folclórico Boi Barroso, que fará uma apresentação logo em seguida, às 19 horas.

Fandango

O evento se encerrará com uma Homenagem ao Mestre Nemésio, que faleceu no mês passado, contando com uma apresentação de Fandango Caiçara com o Mestre Zeca da Rabeca. Após a homenagem, planeja-se fazer uma seresta pelas ruas de Paranaguá até o Mercado do Café, onde acontece tradicionalmente o baile na cidade, encerrando o evento.

A ideia de uma apresentação no claustro do Museu surgiu com o contato com a comunidade local caiçara na época em que foi lançada a exposição “No Ritmo do Fandango”, em 2012, quando tanto Mestre Nemésio quanto o Mestre Zeca da Rabeca se apresentaram no Museu.

O Puxirão MAE 2019 é uma realização do MAE com a Prefeitura de Paranaguá, por meio do apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

Sobre a Semana dos Museus

Neste ano, o tema é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. O Ibram é ligado ao Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial de Cultura do governo federal.

A programação nos museus de todo o Brasil pode ser conferida neste link.

SERVIÇO
Puxirão MAE 2019
Data: Nas noites dos dias 17 e 18 de maio (veja programação)
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (R. XV de Novembro, 575, Centro Histórico – Paranaguá)
Entrada gratuita
Mais informações pela página do MAE no Facebook

(Com informações do MAE-UFPR)

Leia mais notícias sobre o MAE aqui

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR