Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Monitoria tem destaque nas sessões do Encontro das Atividades Formativas

O 17º Encontro das Atividades Formativas (Enaf) é um dos eventos que compõem a programação da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que este ano integra o 1º Festival UFPR. O Enaf reune acadêmicos, professores e técnicos com o objetivo de oferecer um espaço para compartilhar ações e divulgar resultados obtidos por programas institucionais e demais projetos que contemplem a área de ensino.

Os acadêmicos de Enfermagem Larissa Golin Furtado, do oitavo semestre, e Anderson Fagundes, do sexto, compartilharam sua experiência como monitores no curso, que além de bacharelado oferece também licenciatura. Eles atuam na disciplina Fundamentos do Cuidar em Enfermagem, sob orientação da professora Marineli Joaquim Meier. Larissa é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). “Na nossa área nós trabalhamos muito com educação, nas áreas de prevenção e promoção da saúde, então a monitoria é mais uma oportunidade de aprender na prática”, comenta Larissa.

Acadêmicos de Enfermagem participaram do Enaf (Fotos: Divulgação/Sucom)

Os alunos têm o compromisso de disponibilizar conteúdo atualizado e baseado nas melhores evidências disponíveis, contribuindo com a formação dos colegas e sanando dúvidas. Anderson participa pela primeira vez da Siepe e considera um desafio apresentar os trabalhos, exercitando o poder de síntese. “São muitas áreas diferentes e nós temos que fazer o melhor para que todo mundo compreenda o que estamos falando”.

A dupla foi responsável por duas apresentações em uma das sessões do Enaf. Eles também apresentaram a proposta que desenvolvem para inserir um recurso educacional sobre segurança do paciente como parte da disciplina de Fundamentos do Cuidar em Enfermagem, da qual são monitores. “A proposta surgiu como demanda da monitoria. É uma ideia nova, que pode se estender para outros cursos”, explica Larissa. Os acadêmicos estão trabalhando no desenvolvimento dos módulos, baseados no Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Estudantes acompanham apresentações e debates sobre atividades formativas

A acadêmica Suelen Bertoli Alves Dias, do quinto semestre, também integra o grupo que será responsável pelo desenvolvimento do recurso. Para ela, o Enaf é uma oportunidade de participar de um evento grande e de conhecer o que os colegas de outras áreas fazem. Larissa, que durante a manhã assistiu a apresentações de outros acadêmicos, reforça a importância da troca de informações que o evento oportuniza. “Aqui vemos trabalhos que não teríamos como saber que estão sendo desenvolvidos”.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...