Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores da UFPR oferecem apoio científico a desastre causado pelas chuvas em Minas Gerais

Equipe do Cenacid avalia estragos do desastre em MG.

Pesquisadores do Centro de Apoio Científico em Desastres – unidade especial da Universidade Federal do Paraná – estão em missão de apoio científico na região de Belo Horizonte-MG, desde sábado (1º), em resposta ao desastre causado pelas chuvas no sudeste do Brasil. Liderada pelo professor Renato Lima e composta pelos docentes Luiz Mantovani e Andrés Acevedo, a equipe realiza avaliações de risco emergencial no município de Betim e, a pedido da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais, atende a cidade de Sabará – apontada como um dos municípios com maior necessidade de apoio científico.

De acordo com o Cenacid, a missão é intensa já que há muitas demandas. “A equipe está contribuindo significativamente para a resposta ao desastre em Minas Gerais”, afirma o relato dos pesquisadores.

Entre as ações desenvolvidas no local, o grupo da UFPR avaliou a situação da BR-381 e realizou estudos em deslizamentos em um bairro onde houve quatro vítimas fatais. Os professores também trocaram informações com a Proteção Civil de Minas Gerais e participaram de reuniões com o gabinete de crise em Betim, com a Prefeitura Municipal de Sabará e equipe da Coordenação Estadual em Belo Horizonte.

Para acompanhar relatos diários sobre a missão, acesse a página do Cenacid no Facebook.

Equipe do Cenacid em missão no estado de Minas Gerais.

 

Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial da UFPR, com o objetivo de proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem a contribuição científica em caso de desastres.

Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela excelência na atuação, prevenção, resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.

Leia mais notícias sobre o Cenacid neste link.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...