Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Pesquisadores da UFPR oferecem apoio científico a desastre causado pelas chuvas em Minas Gerais

Superintendência de Comunicação Social     4 de fevereiro de 2020 - 11h24

Equipe do Cenacid avalia estragos do desastre em MG.

Pesquisadores do Centro de Apoio Científico em Desastres – unidade especial da Universidade Federal do Paraná – estão em missão de apoio científico na região de Belo Horizonte-MG, desde sábado (1º), em resposta ao desastre causado pelas chuvas no sudeste do Brasil. Liderada pelo professor Renato Lima e composta pelos docentes Luiz Mantovani e Andrés Acevedo, a equipe realiza avaliações de risco emergencial no município de Betim e, a pedido da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais, atende a cidade de Sabará – apontada como um dos municípios com maior necessidade de apoio científico.

De acordo com o Cenacid, a missão é intensa já que há muitas demandas. “A equipe está contribuindo significativamente para a resposta ao desastre em Minas Gerais”, afirma o relato dos pesquisadores.

Entre as ações desenvolvidas no local, o grupo da UFPR avaliou a situação da BR-381 e realizou estudos em deslizamentos em um bairro onde houve quatro vítimas fatais. Os professores também trocaram informações com a Proteção Civil de Minas Gerais e participaram de reuniões com o gabinete de crise em Betim, com a Prefeitura Municipal de Sabará e equipe da Coordenação Estadual em Belo Horizonte.

Para acompanhar relatos diários sobre a missão, acesse a página do Cenacid no Facebook.

Equipe do Cenacid em missão no estado de Minas Gerais.

 

Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial da UFPR, com o objetivo de proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem a contribuição científica em caso de desastres.

Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela excelência na atuação, prevenção, resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.

Leia mais notícias sobre o Cenacid neste link.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR