Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ministério da Agricultura reconhece primeira raça bovina paranaense

Animais da raça Purunã (foto Iapar/ divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, no Palácio Iguaçu, às 10h30, será realizado um evento para reconhecimento oficial pelo Ministério da Agricultura da primeira raça bovina paranaense, batizada de Purunã.

A raça foi desenvolvida pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) desde a década de 1980. Buscou-se animais de alta produção com ênfase em rendimento, conformação e carcaça, acabamento e principalmente precocidade. Com esse objetivo, o Iapar utilizou as raças Angus, Canchim, Charolês e Caracu para formar um híbrido com as melhores características de cada raça.

O resultado após mais de 30 anos de cruzamentos e estudos foi a raça Purunã, que tem como abrangência de produção o Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Por ter composição racial de 25% Caracu e 10% Zebu, o Purunã apresenta rusticidade, tolerância ao calor e resistência a ecto e endo parasitas. Com 40% de Charolês, os animais Purunã demonstram alta velocidade de crescimento e ganho de peso e produzem carcaças que fornecem grande rendimento com elevada porcentagem de carnes nobres. E, com 25% de Angus, demonstra alta precocidade tamanho adulto moderado, com temperamento dócil, marmoreio e maciez da carne.

No ano de 2011 iniciou-se uma parceria entre os pesquisadores Daniel Perotto, do Iapar, e professor Alexandre Leseur dos Santos, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. O principal objetivo era possibilitar trabalhos em produção de bovinos de corte para a orientação de alunos de graduação e mestrado da instituição. A parceria rendeu diversos trabalhos de iniciação científica e três dissertações de mestrado, sendo uma delas já defendida.

Outro fruto da parceria foi o desenvolvimento, no final de 2016, da primeira Avaliação Genética do Gado Purunã, que será disponibilizado em forma de revista impressa, e será publicada pela imprensa do Iapar. Esta avaliação também propiciou a geração do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) dos animais Purunã. O certificado é disponibilizado para os 25% melhores animais do rebanho presentes na Avaliação Genética.

O Sumário selecionou os melhores animais e melhores machos do rebanho. Desta maneira, os produtores podem utilizar a publicação para agregar valor aos animais que aparecem no sumário, tal como identificar possíveis touros a serem adquiridos. Tudo isso comparando o seu rebanho com os animais que aparecem no Sumário. “A parceria tem tudo para continuar e inclusive aumentar”, diz o professor Alexandre.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...