Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Ministério da Agricultura reconhece primeira raça bovina paranaense

Simone Meirelles     25 de abril de 2017 - 17h44

Animais da raça Purunã (foto Iapar/ divulgação)

Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, no Palácio Iguaçu, às 10h30, será realizado um evento para reconhecimento oficial pelo Ministério da Agricultura da primeira raça bovina paranaense, batizada de Purunã.

A raça foi desenvolvida pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) desde a década de 1980. Buscou-se animais de alta produção com ênfase em rendimento, conformação e carcaça, acabamento e principalmente precocidade. Com esse objetivo, o Iapar utilizou as raças Angus, Canchim, Charolês e Caracu para formar um híbrido com as melhores características de cada raça.

O resultado após mais de 30 anos de cruzamentos e estudos foi a raça Purunã, que tem como abrangência de produção o Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Por ter composição racial de 25% Caracu e 10% Zebu, o Purunã apresenta rusticidade, tolerância ao calor e resistência a ecto e endo parasitas. Com 40% de Charolês, os animais Purunã demonstram alta velocidade de crescimento e ganho de peso e produzem carcaças que fornecem grande rendimento com elevada porcentagem de carnes nobres. E, com 25% de Angus, demonstra alta precocidade tamanho adulto moderado, com temperamento dócil, marmoreio e maciez da carne.

No ano de 2011 iniciou-se uma parceria entre os pesquisadores Daniel Perotto, do Iapar, e professor Alexandre Leseur dos Santos, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. O principal objetivo era possibilitar trabalhos em produção de bovinos de corte para a orientação de alunos de graduação e mestrado da instituição. A parceria rendeu diversos trabalhos de iniciação científica e três dissertações de mestrado, sendo uma delas já defendida.

Outro fruto da parceria foi o desenvolvimento, no final de 2016, da primeira Avaliação Genética do Gado Purunã, que será disponibilizado em forma de revista impressa, e será publicada pela imprensa do Iapar. Esta avaliação também propiciou a geração do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) dos animais Purunã. O certificado é disponibilizado para os 25% melhores animais do rebanho presentes na Avaliação Genética.

O Sumário selecionou os melhores animais e melhores machos do rebanho. Desta maneira, os produtores podem utilizar a publicação para agregar valor aos animais que aparecem no sumário, tal como identificar possíveis touros a serem adquiridos. Tudo isso comparando o seu rebanho com os animais que aparecem no Sumário. “A parceria tem tudo para continuar e inclusive aumentar”, diz o professor Alexandre.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR