Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Mestrado em Tocoginecologia tem início na UFPR

Helen Mendes     6 de março de 2015 - 18h44

Cerimônia de abertura do Programa de Mestrado em Tocoginecologia. Foto: Marcos Solivan

Cerimônia de abertura do Programa de Mestrado em Tocoginecologia. Foto: Marcos Solivan

O Departamento de Tocoginecologia do Setor de Saúde da UFPR vive um marco histórico nesta sexta-feira (6). Teve início nesta manhã o Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Tocoginecologia, o primeiro específico da área de Ginecologia e Obstetrícia no estado do Paraná. O Programa foi aberto com uma conferência de Lydia Masako Ferreira, coordenadora da Medicina III da Capes, que falou sobre o funcionamento das Pós-Graduações no país.

O Programa inclui os campos de maior interesse da Tocoginecologia, incluindo Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana. Inicialmente serão ofertadas duas linhas de pesquisa: “Endocrinologia em Ginecologia e Obstetrícia” e “Infecções em Ginecologia e Obstetrícia.

Pela sua amplitude, o Programa possibilita que novas linhas sejam englobadas de áreas afins da Medicina ou correlatas como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e outras relacionadas à saúde feminina.

Para o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, a formação em saúde é um desafio contínuo. Na cerimônia de abertura do novo Programa, ele destacou a tradição da UFPR em programas de residência médica. “Temos 49 programas de residência médica nas diversas especialidades, e estamos avançando na Pós-Graduação”, disse Mulinari, que lembrou que sete programas de Pós-Graduação da UFPR possuem nota 6 na avaliação da Capes, cuja nota máxima é 7.

O coordenador da Pós-Graduação em Tocoginecologia, Newton Sérgio de Carvalho, disse na cerimônia que há tempos o Departamento anseia por esse Programa, que colocará a UFPR em destaque. “A Pós-Graduação é a maneira principal de gerar e difundir conhecimentos – a função fundamental da Universidade”, afirmou. “Esperamos estar nesta sala dentro de um ano assistindo à primeira defesa de dissertação do Programa.”

O chefe do Departamento, professor Rosires Pereira de Andrade, lembrou que o curso de Medicina da UFPR já completou 100 anos e já possui dezenas de programas de residência médica. “Tínhamos a necessidade desse Programa de Pós-Graduação stricto sensu”, afirmou.

Este é o décimo Programa de Mestrado do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, que também oferece cinco Programas de Doutorado. “O papel da Universidade é o de produzir conhecimento, e só com Pós-Graduação stricto sensu é que avançamos nas inovações”, disse a diretora do Setor de Ciência da Saúde, Claudete Reggiani. “As linhas propostas nesse Programa vão enriquecer o ensino, a pesquisa e a saúde da população do Paraná”, completou.

A coordenadora de Programas de Pós-Graduação stricto sensu, Vânia Aparecida Vicente, afirmou que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) vai oferecer todas as condições necessárias para que o novo Programa obtenha sucesso. Ela destacou que a Pós-Graduação da UFPR vem em caminhada ascendente. Em 2008, a Universidade tinha 52 programas de Pós-Graduação; no começo de 2015 já são 77 programas. “Os números representam a consolidação da Pós-Graduação em quantidade e também em qualidade”, disse a coordenadora.

Entre os objetivos da criação do Programa de Mestrado em Tocoginecologia estão formar profissionais capacitados, produzir pesquisas, realizar assessorias, treinamentos e sugestões de conduta e participar no grupo de manuais e normas técnicas do Programa Mãe Curitibana, em especial o Manual sobre Pré-Natal, Parto e Puerpério e Atenção ao Recém-nascido. A UFPR é parceira do Programa Mãe Curitibana, que é referência nacional.

Acesse a galeria de fotos do evento no Flickr da Assessoria de Comunicação Social da UFPR: Link


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR