Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Mestrado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Ambiental são aprovados pela Capes

Superintendência de Comunicação Social     9 de abril de 2019 - 10h37

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o novo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Ambiental, do Setor Palotina. Os cursos de mestrado e doutorado serão ofertados por meio da associação entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O processo seletivo para os cursos está previsto para o final do primeiro semestre, com início das atividades no segundo semestre de 2019. Serão ofertadas de dez vagas para o mestrado e nove para o doutorado.

As disciplinas obrigatórias e de domínio conexo às duas linhas de pesquisa – serão ministradas de forma transversal pela plataforma SIGA, da UFPR. As disciplinas eletivas de cada linhas serão concentradas no Setor Palotina e nos campi da Unioeste em Toledo e Cascavel. Doze professores integram o programa (dez permanentes e dois colaboradores), sendo cinco da UFPR, seis da Unioeste e um da Embrapa Suínos e Alves.

A proposta do Programa abrange uma única área de concentração – Engenharia e Tecnologia de Recursos Naturais – com as linhas de pesquisa “Monitoramento e Mitigação de Poluentes no Meio Ambiente” e “Tratamento, aproveitamento e valoração de resíduos”.

Para o coordenador do Programa, professor Jonathan Dieter, a conquista é muito importante para a região e para as duas universidades. “O Programa vem atender uma demanda do setor produtivo na solução tecnológica para questões ambientais”. O docente destaca ainda que o programa tem por objetivo tornar-se de excelência perante a Capes e a comunidade, com inserção regional, nacional e internacional.

“O Setor Palotina está extremamente feliz com essa notícia”, afirma a vice-diretora do Setor, professora Yara Moretto. “Para nós é mais um grande avanço, em que os ganhos são de todos, comunidade acadêmica, de Palotina e região”.

Parecer

A comissão da Capes aponta que há um “cuidado em definir ações de cooperação e intercâmbio internacional, com ofertas de disciplinas em língua inglesa; disciplinas oferecidas por professores visitantes estrangeiros; e também assessoria para redação de textos acadêmicos”. De acordo com a apreciação, durante a diligência foi demonstrada como se dará a participação dos alunos em disciplinas oferecidas nos diferentes campi, que utilizarão “um sistema de ensino a distância (SIGA), da UFPR, já consagrado na Instituição, garantindo a participação de todos de forma integrada e operacional”.

Outro ponto destacado pela comissão é a composição do corpo docente, sendo aproximadamente 70% bolsistas de produtividade CNPq, e 40% nível 1.

O parecer final também afirma que a proposta do programa foi bem avaliada em todos os quesitos pela comissão da área Engenharias I. “O CTC-ES [Conselho Técnico Científico da Educação Superior] acompanha a análise feita para comissão da área e recomenda a aprovação da proposta”.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR