Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Ambiental são aprovados pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o novo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia Ambiental, do Setor Palotina. Os cursos de mestrado e doutorado serão ofertados por meio da associação entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O processo seletivo para os cursos está previsto para o final do primeiro semestre, com início das atividades no segundo semestre de 2019. Serão ofertadas de dez vagas para o mestrado e nove para o doutorado.

As disciplinas obrigatórias e de domínio conexo às duas linhas de pesquisa – serão ministradas de forma transversal pela plataforma SIGA, da UFPR. As disciplinas eletivas de cada linhas serão concentradas no Setor Palotina e nos campi da Unioeste em Toledo e Cascavel. Doze professores integram o programa (dez permanentes e dois colaboradores), sendo cinco da UFPR, seis da Unioeste e um da Embrapa Suínos e Alves.

A proposta do Programa abrange uma única área de concentração – Engenharia e Tecnologia de Recursos Naturais – com as linhas de pesquisa “Monitoramento e Mitigação de Poluentes no Meio Ambiente” e “Tratamento, aproveitamento e valoração de resíduos”.

Para o coordenador do Programa, professor Jonathan Dieter, a conquista é muito importante para a região e para as duas universidades. “O Programa vem atender uma demanda do setor produtivo na solução tecnológica para questões ambientais”. O docente destaca ainda que o programa tem por objetivo tornar-se de excelência perante a Capes e a comunidade, com inserção regional, nacional e internacional.

“O Setor Palotina está extremamente feliz com essa notícia”, afirma a vice-diretora do Setor, professora Yara Moretto. “Para nós é mais um grande avanço, em que os ganhos são de todos, comunidade acadêmica, de Palotina e região”.

Parecer

A comissão da Capes aponta que há um “cuidado em definir ações de cooperação e intercâmbio internacional, com ofertas de disciplinas em língua inglesa; disciplinas oferecidas por professores visitantes estrangeiros; e também assessoria para redação de textos acadêmicos”. De acordo com a apreciação, durante a diligência foi demonstrada como se dará a participação dos alunos em disciplinas oferecidas nos diferentes campi, que utilizarão “um sistema de ensino a distância (SIGA), da UFPR, já consagrado na Instituição, garantindo a participação de todos de forma integrada e operacional”.

Outro ponto destacado pela comissão é a composição do corpo docente, sendo aproximadamente 70% bolsistas de produtividade CNPq, e 40% nível 1.

O parecer final também afirma que a proposta do programa foi bem avaliada em todos os quesitos pela comissão da área Engenharias I. “O CTC-ES [Conselho Técnico Científico da Educação Superior] acompanha a análise feita para comissão da área e recomenda a aprovação da proposta”.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...