Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mestrado e doutorado em Gestão da Informação divulgam seleção complementar gratuita; inscrições abertas até 18/3

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Gestão da Informação (PPGGI) abriu processo seletivo complementar para escolher até 25 mestrandos e oito doutorandos, para ingresso no primeiro semestre de 2018 (leia aqui o edital). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 18 de março por meio do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-graduação (Siga).

O formulário de inscrição para o mestrado pode ser acessado aqui, enquanto o para candidatos do doutorado está disponível aqui.

As duas linhas de pesquisa são alinhadas com as exigências do mercado de trabalho no âmbito da gestão organizacional. A linha de Informação, Conhecimento e Estratégia (ICE), coordenada por Glauco Gomes de Menezes, se concentra na missão de aprendizagem que informação e conhecimento possuem nas organizações, uma vez que ajudam no processo decisório. Já a linha Informação, Tecnologia e Gestão (ITG), coordenada por Cícero Aparecido Bezerra, aborda a informação e a tecnologia como fatores essenciais para a efetividade gerencial. Por isso, o foco dela é o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas que transformem a informação em insumo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de Informação, Tecnologia e Gestão.

Dos selecionados, o programa exige dedicação mínima 12 horas semanais para o mestrado e de 20 horas semanais para o doutorado.

Documentação

Ao preencher o requerimento de inscrição disponibilizado no Siga, o candidato deverá informar a área de concentração, a linha de pesquisa e a primeira opção de orientador do corpo docente do PPGGI.

O requerimento deve ser acompanhado de uma série de documentos que precisam ser enviados pelo sistema em formato pdf.

O projeto de pesquisa também deve ser enviado pelo sistema e precisa ser inédito, com no máximo dez páginas, formatado conforme as regras da  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e articulado com as linhas de pesquisa do programa. Outro ponto importante é que o documento não deve trazer a identificação do candidato, seja no texto ou no nome do arquivo digital, sob pena de desclassificação do candidato.

Uma deles é o formulário de solicitação de orientação (anexo II do edital), em que constam dois possíveis orientadores para o projeto. Outro é a cópia do diploma ou documento que comprove conclusão de curso em nível superior, seja bacharelado, tecnológico ou licenciatura, para os candidatos ao mestrado, e de título de mestrado para os interessados no doutorado. Os cursos precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Também são exigidos a cópia do Currículo Lattes (preenchido na Plataforma CNPq), acompanhados dos documentos comprobatórios; documentos pessoais; fotografia recente (em jpeg); e declaração de comprometimento com as horas mínimas semanais, além de de duas cartas de recomendações de professores com que o candidato conviveu em sua vida acadêmica.

Resultado

O resultado do processo seletivo, que ocorrerá em quatro etapas (prova, análise do projeto, análise de currículo e entrevista) será divulgado em 3 de abril.

Mais informações pelo e-mail ppgcgti@ufpr.br.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...