Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Mercado de peixe de Matinhos ganha nova fachada, pintada com a participação de alunos da UFPR Litoral

Superintendência de Comunicação Social     17 de dezembro de 2018 - 16h03

O mercado de peixes de Matinhos está com cara nova para a temporada de verão. Uma ação conjunta entre a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Matinhos e o projeto de extensão Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais, da UFPR Litoral, resultou na pintura de um mural no local, ilustrado com elementos do ecossistema marinho do litoral do Paraná.

“Aceitamos o desafio e elaboramos o mural com a consultoria da Associação MarBrasil, indicada pelo programa Labmóvel (UFPR)”, conta a professora Carla Ruschmann, coordenadora do projeto. Após a elaboração das ilustrações, o mural foi aprovado pela Associação dos Pescadores do Mercado do Peixe e pelas secretarias de Meio Ambiente e do Turismo.

O mural foi obra foi pintado por alunos da UFPR Litoral e voluntários externos. Foto: Comunicação – UFPR Litoral

A obra foi executada pelas bolsistas do projeto de extensão, por estudantes do curso de Licenciatura em Artes e voluntários externos. Sheron Nunes, estudante de Artes, disse que decidiu ser voluntária para ajudar a melhorar a autoestima dos comerciantes e pescadores. “Nas primeiras horas de pintura todos foram acompanhar o processo e se disponibilizaram a nos ajudar. Ouvi que o mercado estava precisando de uma cara nova. Foi importante notar essa relação positiva da universidade com a comunidade, notar os comerciantes e pescadores se identificando através da arte, e vivenciar tudo isso”, contou Sheron.

Para a empresária Léa Resende Archanjo, de 70 anos, participar da pintura junto com estudantes de Artes, guardadores de carros e vendedores ambulantes foi uma experiência rica e inesquecível. “O mercado de peixes ficou lindo e nosso trabalho está lá eternizado naqueles painéis que serão atração turística da cidade. Parabéns à UFPR e à professora Carla por envolver a comunidade num projeto que tanto beneficia nosso município”, disse Léa.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR