Extensão e Cultura

Meninas e Mulheres nas Ciências refletem sobre baixa representatividade feminina no Nobel

Amanda Miranda     15 de julho de 2020 - 11h41

O projeto Meninas e Mulheres nas Ciências, desenvolvido por um grupo de pesquisadoras do Setor de Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), deu início a uma nova iniciativa após viralizar nas redes com um livro de passatempos sobre as cientistas mulheres no combate à pandemia de covid-19 (baixe o livro aqui). Elas estão produzindo conteúdos, às quartas e sextas-feiras, sobre mulheres do Nobel.

A série, que também está disponível em postagens no Facebook, reunirá publicações nas quais as cientistas do grupo questionam “a baixíssima representatividade feminina neste cenário que é o Nobel, considerando que a láurea é um grandioso reconhecimento ao papel pelos trabalhos e serviços prestados à humanidade”.

Ilustração de Marcelo Jean Machado/Reprodução da página do projeto no Facebook

Apenas três mulheres, entre 212 pessoas premiadas, receberam o Nobel da Física ao longo da história. “Almejamos que reflexões sejam suscitadas sobre os obstáculos enfrentados por nós para conquistarmos espaços sociais importantes. Ademais, é fundamental o (re)conhecimento mais profundo sobre as histórias dessas mulheres, no sentido de ampliarmos o nosso repertório sobre grandes feitos femininos e valorizarmos aquelas que abriram caminhos para as gerações futuras”, registram, em texto no site.

O texto inicial da série é sobre Marie Curie, a primeira Mulher Cientista a ganhar um Prêmio Nobel, laureada em Química e Física. O conteúdo reúne questões de divulgação científica, com reflexões sobre o papel das mulheres cientistas e suas biografias. Confira aqui e ou aqui.