Extensão e Cultura

Meio ambiente e mulheres na ciência são temas de livro infantil gratuito de atividades

Superintendência de Comunicação Social     12 de outubro de 2020 - 14h45

O Dia das Crianças (12/10) foi escolhido para o lançamento do livro educacional de passatempos “Brincando e Aprendendo Sobre o Meio Ambiente”. A produção é voltada para a Educação Ambiental e divulgação de mulheres cientistas que fazem pesquisas relacionadas ao tema. A obra trabalha os temas utilizando uma linguagem atrativa para as crianças, trazendo passatempos como palavras cruzadas, caça-palavras, labirinto, desenhos para colorir e jogo dos sete erros. O livro é gratuito e pode ser acessado no blog Meninas e Mulheres nas Ciências, aqui.

A produção é resultado de uma ação conjunta dos Projetos de Extensão Universitária “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade”, coordenado pela professora Glaucia Pantano, e “Meninas e Mulheres nas Ciências”, coordenado pela professora Camila Silveira, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec). As coordenadoras foram as idealizadoras do livro que foi ilustrado pela mestranda do Programa de Pós-graduação em Química, Amanda Ribeiro da Rocha. Já as atividades foram elaboradas por graduandas e graduandos do curso de química da UFPR, Maria Eduarda Cavali Vieira, Lyvia Quevedo Bobadilha e Elibelto de Almeida Domingues.

A ideia de produzir esse livro surgiu da necessidade de ações voltadas para a Educação Ambiental de crianças e da atual situação de desenvolvimento das atividades escolares, que devido à Pandemia, estão sendo realizadas de forma remota.

O projeto também seguiu a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), que compõe 17 objetivos e 169 metas que objetivam a construção de um mundo mais sustentável, próspero, igualitário e justo até 2030. O livro contribui de forma geral com os ODS 4, 5 e 6, e especificamente com o 15, que abrange a temática proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas.

“Com o livreto esperamos sensibilizar as crianças sobre ações simples que podem ser realizadas para preservar o meio ambiente, bem como queremos mostrar para as meninas que existem excelentes mulheres cientistas, que podem ser inspiração para aquelas que almejarem uma carreira científica”, explicaram as coordenadoras do projeto.

Por meio de uma palavra cruzada, as crianças poderão conhecer os principais tipos de resíduos que podem ser separados e reciclados. Em um jogo de labirinto, é apresentado um breve relato da pesquisa realizada por Graziela Maciel Barroso, conhecida com a “Primeira Dama da Botânica no Brasil”. A partir de um jogo de caça-palavras as crianças poderão conhecer algumas espécies de árvores que podem ser plantadas.