Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Médicos do HC estão entre os maiores especialistas em glaucoma do mundo

Superintendência de Comunicação Social     10 de fevereiro de 2014 - 16h56

Kenji Sakata e Lisandro Sakata: pai e filho entre os maiores especialistas em glaucoma do mundo - Foto: Divulgação

Kenji Sakata e Lisandro Sakata: pai e filho entre os maiores especialistas em glaucoma do mundo - Foto: Divulgação

Médicos do serviço de oftalmologia do Hospital de Clínicas (HC) da UFPR e professores na mesma universidade, Kenji Sakata e Lisandro Sakata entraram para um seleto grupo de especialistas em glaucoma de ângulo fechado, doença caracterizada por um aumento súbito da pressão intraocular.

Na lista, elaborada pelo hospital norte-americano Johns Hopkins, Lisandro aparece como o 10º nome mais bem classificado de todo o mundo e primeiro da América Latina, enquanto Kenji, seu pai, é o quinto da América Latina e do Brasil.

A classificação foi elaborada com base em 1.346 artigos publicados sobre o tema em periódicos de todo o mundo entre 2003 e 2014. A lista completa pode ser conferida no site: http://www.expertscape.com/ex/glaucoma%2C+angle-closure/p/earth

Kenji tem mestrado e doutorado em clínica cirúrgica pela UFPR e é médico preceptor do setor de glaucoma do HC. Médico do mesmo setor, Lisandro é doutor em oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado pela Universidade de Alabama (EUA) e pela Singapore National Eye Center (Cingapura).