+ UFPR

MEC confirma visita ao curso de jornalismo da UFPR dias 24 e 25

Superintendência de Comunicação Social     13 de fevereiro de 2014 - 17h30

Prédio principal do curso de Comunicação Social da UFPR - Foto: Marcos Solivan

O Ministério da Educação designou na quinta-feira (13), uma comissão de avaliadores para visitar o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná nos dias 24 e 25 de fevereiro. A vinda da comissão é uma resposta ao pedido de reconsideração apresentado pela UFPR no dia 28 de janeiro, após reunião com o secretário Jorge Messias, da Secretaria de Regulamentação e Supervisão do Ensino Superior.

A comissão será composta pelos professores David Renault da Silva, da Universidade de Brasília e Heitor Costa Lima da Rocha, da Universidade Federal de Pernambuco. A avaliação in loco deverá analisar o protocolo de compromisso de melhoria de curso apresentado pela Universidade ainda em dezembro e produzir parecer conclusivo para que o MEC reavalie a suspensão das vagas de jornalismo.

A administração da UFPR entende que os alunos aprovados no vestibular da instituição têm direito às vagas e fez todos os esforços possíveis para que os alunos pudessem realizar seu curso. Reitera também seu compromisso com todas as medidas necessárias para atender as exigências do MEC.

A Universidade está confiante que o resultado da avaliação será a suspensão da medida imposta pelo MEC, não apenas pelos compromissos assumidos, mas também pela qualidade de formação que o curso já oferece. A situação atual foi criada pelo boicote dos alunos ao Enade em 2009 e 2012. O Conceito Preliminar de Curso – CPC – não reflete a qualidade do curso, nem aponta qualquer insuficiência.

Além de cumprir o que assumiu com o MEC, o curso vai realizar um grande esforço de autoavaliação ao longo de 2014.

As matrículas e as aulas dos candidatos aprovados para o curso somente poderão ter início após a nova decisão do MEC. Os alunos das outras habilitações de Comunicação Social começam as aulas na próxima segunda-feira, 17.