Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

MEC orienta comunidade acadêmica para prevenção contra o Coronavírus

Superintendência de Comunicação Social     11 de março de 2020 - 8h18

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, recomendou ao Ministério da Educação que promova ações junto às instituições federais para a prevenção contra o Coronavírus. Entre as ações recomendadas, estão desde a promoção de atividades educativas, até manter os ambientes arejados e o estímulo à higienização das mãos. O conteúdo foi divulgado em ofício circular emitido nesta terça-feira (10).

No ofício, o MEC ainda informa que o Ministério da Saúde mantém a vigilância a respeito da circulação dos vírus respiratórios, com o monitoramento constante da situação epidemiológica.  “Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica, haverá divulgação por intermédio dos veículos oficiais de comunicação”, registram.

O órgão divulgou também sua campanha de prevenção, com orientações a serem seguidas para evitar o contágio.

Prevenção 

A professora Lucy Ono, do Departamento de Patologia Básica, enfatizou, em entrevista à equipe da Assessoria a Projetos Educacionais e Comunicação (Aspec) do Setor de Ciências Biológicas da UFPR que a notificação da Covid-19 no Brasil não deve gerar pânico. “Muitas vezes, o desespero acontece pela falta de esclarecimento, e traz prejuízo para o coletivo. Quando há uma busca desenfreada pelo sistema de saúde, pela compra de máscaras cirúrgicas ou outras ações motivadas pelo desconhecimento e que acabam sobrecarregando o sistema, as pessoas que realmente precisam acabam não conseguindo acesso”.

Seguir as orientações da OMS é a indicação da professora. “Devemos usar as mesmas estratégias que foram usadas para gripe H1N1, por exemplo. Ao lavar as mãos com frequência, evitar que este e outros vírus sejam trazidos para as nossas vias respiratórias pela boca ou nariz ou mucosa dos olhos. Devemos evitar tocar olhos e nariz e utilizar álcool 70%, pois esse é um antisséptico que dissolve a estrutura superficial do vírus e faz com que ele não se torne infeccioso”.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR