Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Enade 2019: MEC marca provas para 24 de novembro; ciclo abrange engenharias, ciências da saúde e agrárias

O Ministério da Educação (MEC) definiu a data de 24 de novembro (domingo) para a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Neste ano, o exame engloba os cursos vinculados às áreas de avaliação do Ano I do Ciclo Avaliativo, que reúne bacharelados em engenharia e em ciências da saúde, além de cursos de tecnologia variados.

As regras da aplicação do exame estão na portaria normativa n.º 828, publicada no último dia 17. Os detalhes do Enade 2019, com prazos e procedimentos técnicos pertinentes, serão publicados futuramente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em edital.

As áreas relativas ao grau de bacharel a serem avaliadas são: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

Já as áreas relativas ao grau de tecnólogo incluem: Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Inscrições

As instituições de educação superior devem inscrever todos os alunos ingressantes e concluintes de cursos vinculados às áreas de avaliação do Enade 2019. Os critérios para essa classificação estão descritos na portaria.

As informações sobre as inscrições devem ser consultadas junto aos departamentos da UFPR.

Segundo o MEC, o Enade é componente curricular obrigatório e, portanto, imprescindível para que o estudante conclua seu curso, cole grau e obtenha o diploma. A regularidade no exame constará no histórico escolar dos estudantes.

(Com informações da assessoria de comunicação do MEC)

Leia mais notícias sobre o Enade na UFPR aqui

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...