Ensino e Educação

Matrículas para o primeiro ciclo do período especial estão encerradas; as do segundo ciclo começam no dia 18

Superintendência de Comunicação Social     9 de julho de 2020 - 10h16

As matrículas para o primeiro ciclo do período especial foram encerradas nesta quarta-feira, mas os acadêmicos interessados em cursarem as disciplinas aprovadas e ofertadas em seus cursos terão um novo ciclo para a solicitação a partir do dia 18. Haverá, ainda, um terceiro ciclo, marcado para o início de agosto. O período especial permite que o aluno se matricule em disciplinas obrigatórias ou optativas, que serão ministradas totalmente de forma remota, no contexto de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) tem um novo canal de informações para a comunidade acadêmica reforçando aspectos do período especial e respondendo dúvidas da comunidade acadêmica. “Esse formato de ensino será um desafio para todos nós, professores, técnicos e estudantes. Teremos que fazer grandes ajustes nos nossos projetos pedagógicos. Portanto, antevemos um período de intensa aprendizagem para toda a comunidade universitária, mas que em nada comprometerá os padrões de qualidade e inclusão que já alcançamos”, registra o texto de abertura assinado pela equipe da PROGRAD no novo canal. As atividades didáticas do primeiro ciclo começam entre 13 e 24 de julho.

A recomendação é para que os acadêmicos estejam atentos as informações dadas pelo coordenação do seu curso para se planejarem para a matrícula e gestão de carga horária. A participação no período especial é totalmente voluntária.

A UFPR também se organizou para lidar com outros desafios do ensino em tempos de pandemia a partir de uma série de ações. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) tem ações de inclusão digital e apoio psicológico aos acadêmicos. A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) acompanha os estudantes quilombolas, indígenas e migrantes refugiados, além das pessoas com deficiência e com transtornos globais de desenvolvimento

Já o sistema de bibliotecas fornece orientações para acesso a base de dados e bibliografia. A Prograd oferece, ainda, assistência aos docentes e o acompanhamento das unidades administrativas, além de ser responsável pela plataforma UFPR Virtual e pelo Programa Emergencial de Monitoria Digital.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus