Ensino e Educação

Matrículas para disciplinas transversais do 2° semestre até 9/9; francês palestra em 1º Evento Transversal

Superintendência de Comunicação Social     25 de agosto de 2020 - 8h51

Está aberto o período de matrículas para as Disciplinas Transversais ofertadas no segundo semestre de 2020. Alunos regularmente matriculados na pós-graduação stricto sensu da UFPR e das Instituições de Ensino Superior parceiras do estado do Paraná e docentes credenciados nos programas da UFPR podem se matricular, até o dia 9 de setembro, nas disciplinas “Filosofias da Ciência e da Tecnologia” e “Ética em Pesquisa”. Ambas serão ministradas na modalidade remota e cada uma oferta 600 vagas. As inscrições devem ser realizadas via portal do aluno no SIGA.

“Filosofias da Ciência e da Tecnologia” foi concebida sob a perspectiva de que há não apenas uma, mas, sim, diversas filosofias da ciência e da tecnologia. Isso reflete diferenças importantes não só quanto aos padrões metodológicos, mas quanto à lista dos problemas dos quais deve ocupar-se uma reflexão filosófica sobre a ciência e/ou a tecnologia. A disciplina será ministrada pelo professor Eduardo Salles de Oliveira Barra nas quartas-feiras, das 9h às 12h, iniciando em 16 de setembro.

“Ética em Pesquisa” tem o objetivo de construir uma visão reflexiva sobre os temas sensíveis aos valores morais e éticos de uma ciência moderna, ampla e responsável perante a sociedade. Espera-se fornecer subsídios teóricos e práticos acerca da atuação do cientista na produção, análise e divulgação de dados. A disciplina será ministrada pelo professor Marcelo Lima nas quartas-feiras, das 14h às 18h, iniciando em 23 de setembro.

Palestra Internacional

Foto: Claude TRUONG-NGOC

No dia 9 de setembro, acontecerá o 1.º Evento Transversal com palestra do professor Paul Claval, que versará sobre o tema “Uma Interpretação Transdisciplinar do Mundo Social”. Claval é um geógrafo francês, professor na Universidade de Paris-Sorbonne, considerado um dos maiores geógrafos da atualidade. Ao lado do também geógrafo Milton Santos, ganhou o prêmio Vautrin Lud, em 1996, equivalente ao prêmio Nobel.

Suas obras têm sido referência mundial no estudo da geografia e, particularmente no Brasil, contribuído para a discussão de cultura e a disseminação da compreensão das mais diversas formas de manifestações, de modo a permitir uma discussão das problemáticas locais em um período de globalização.

A palestra será transmitida de forma aberta pelo canal das Disciplinas Transversais no YouTube, às 14 horas. A tradução simultânea será realizada pela professora Rosa Maria Vieira Medeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O evento é promovido pela coordenação do Projeto das Disciplinas Transversais com o apoio do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO) da UFPR, Laboratório Território, Cultura e Representação (LATECRE) e do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER).