Matrículas da retomada do calendário acadêmico prorrogadas até dia 30

(Atualizado em 29/04/2021)
A Universidade Federal do Paraná retoma as atividades do calendário acadêmico 2020, ainda na modalidade remota, respeitando as orientações de enfrentamento à Covid-19. Os alunos de graduação devem fazer a solicitação de matrícula nos dias até as 12 horas do dia 30 de abril (sexta-feira), pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

A regulamentação das atividades de ensino e o calendário acadêmico suplementar relativos ao ano letivo de 2020 foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR em 8 de abril. Pelo novo calendário, as aulas do ano letivo de 2020 serão realizadas de 03 de maio a 14 de agosto.

As disciplinas estarão disponíveis no SIGA para que os alunos possam efetuar a matrícula conforme considerarem conveniente. Cada curso tem um limite de carga horária semestral, definido pela coordenação, com base no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissional (Prograd) lembra que as disciplinas ofertadas em março de 2020, e que não foram contempladas nos períodos especiais, terão a oferta retomada neste novo ciclo anual. O aluno que deseja cursar uma disciplina na qual estava matriculado no primeiro semestre de 2020 (antes da suspensão do calendário), deverá solicitar a matrícula novamente.

As solicitações de matrícula serão processadas no dia 30 de abril, e após essa data, o aluno deverá conferir o comprovante de matrícula para verificar quais disciplinas foram contempladas. Diferente de anos anteriores, caso o aluno não esteja matriculado em nenhuma disciplina do ano letivo de 2020, haverá um trancamento administrativo retroativo, conforme a Resolução 22/21 aprovada pelo Cepe. O artigo 31 estabelece que, excepcionalmente, no período de pandemia, o estudante não terá o registro acadêmico cancelado por abandono de curso relativo ao ano letivo de 2020.

Assista ao vídeo sobre as matrículas da retomada do ano letivo 2020.

Acompanhe as novidades sobre a retomada do calendário acadêmico nas redes sociais da Prograd.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus