UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Começam as matrículas dos calouros na UFPR

Matrículas de calouros
Matrículas de calouros - Paulo Henrique Camargo

Começou nesta segunda-feira (30)  o período de matrícula dos 5.087 estudantes aprovados no último vestibular.  Os calouros devem comparecer até o dia  3 de fevereiro no Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (NAA), no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade levando os documentos necessários. Como nos anos anteriores, foi organizada uma agenda de atendimento para todos os cursos.

Os com maior número de estudantes terão prazo de uma hora e os com menos alunos, 30 minutos. A Pró-Reitoria de Graduação vai disponibilizar dezenas de servidores para atender os calouros e evitar filas  atrasos no calendário de atendimento. Mas é importante que os alunos compareçam com toda a documentação. Quem deixar de fazer o registro perde a vaga.

As orientações estão no Guia do Candidato e também na página do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br. Confira o que deve ser apresentado para realizar a matrícula:

a) fotocópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar do Ensino Médio ou fotocópia autenticada do Certificado devidamente registrado de Nível Técnico de Ensino Médio ou do Diploma devidamente registrado de Ensino Superior. Para os candidatos de inclusão social deverá ficar comprovado que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil;
b) fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento;
c) fotocópia autenticada do registro geral (RG);
d) comprovante de situação cadastral no CPF (obtido no site www.receita.fazenda.gov.br);
e) para os candidatos de inclusão social, oriundos de escola pública, além das alíneas a), b), c) e d), uma fotocópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) devendo ficar comprovado através da documentação apresentada que cada uma das séries foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil;
f) para os candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior, além das alíneas a), b), c) e d), apresentar fotocópia autenticada do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil;
g) para os estrangeiros, fotocópia autenticada do RNE –  Registro Nacional de Estrangeiro;
h) Se o candidato estiver impossibilitado de comparecer, seu representante deverá entregar procuração pública ou instrumento particular, desde que com firma reconhecida em cartório.

No site do Núcleo de Concursos e na página 25 do Guia do Candidato, os estudantes encontram a tabela com os horários de atendimento para cada um dos cursos de graduação.

As aulas na UFPR começam dia 5 de março.  Só os acadêmicos de Medicina e Engenharia Mecânica têm calendário diferenciado porque a carga horária é maior. Estudantes desses dois cursos iniciam as aulas no dia 13 de fevereiro.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...