Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Manual busca preencher lacuna importante de pesquisa: a realização de uma análise de conteúdo mais científica

Superintendência de Comunicação Social     25 de novembro de 2021 - 11h48

O professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael Cardoso Sampaio, lançou, no dia 4 de novembro, o livro “Análise de conteúdo categorial: um manual de aplicação”, que tem o objetivo apresentar, de forma simples, didática e acessível, o passo a passo para a realização de uma análise de conteúdo mais científica, principalmente no que tange aos princípios de confiabilidade, replicabilidade e validade.

Feito em parceria com o professor Diógenes Lycarião, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) pela Escola Nacional de Administração Pública, o livro é um manual metodológico para aplicação de uma análise de conteúdo do tipo quantitativa e categorial. Em uma pesquisa paralela denominada “Uma técnica parada no tempo? Mapeamento da produção científica baseada em análise de conteúdo na SciELO Brasil(2002-19)”, os autores demonstram que as aplicações dessa técnica de pesquisa são, em grande parte, excessivamente concentradas em um só material, o que está desatualizados de acordo com as necessidades trazidas pelo conceito de ciência aberta”.

Segundo Sampaio, o manual busca preencher duas lacunas verificadas na aplicação da técnica de pesquisa e análise de conteúdo na ciência brasileira. “A primeira é a falta de manuais com a vertente quantitativa da técnica, que considere a importância da replicação, da transparência e da confiabilidade da pesquisa, assim como testes estatísticos para alcançar resultados mais robustos. Em segundo lugar, o manual de Bardin, referência hegemônica no Brasil, não é atualizado há cerca de 20 anos, evidenciando uma estagnação metodológica e epistemológica da análise de conteúdo brasileira. Buscamos contribuir para o avanço das aplicações e também para essa discussão.” explica.

O livro pode ser baixado gratuitamente no repositório Institucional da ENAP. Conheça mais sobre o caminho percorrido pelos autores até chegarem ao manual aqui.

Por Bruna Durigan

Sob supervisão de Jéssica Tokarski


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR