Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mais de 51 mil candidatos comparecem à primeira fase do Vestibular 2015/2016

Índice de ausentes não saiu da média registrada pela Universidade. FOTO: Marcos Solivan
Índice de ausentes não saiu da média registrada pela Universidade. FOTO: Marcos Solivan

O maior vestibular da história da UFPR teve início neste domingo (08). As provas da primeira fase estão sendo realizadas em 35 locais nas cidades de Curitiba, Palotina, Matinhos, Toledo e Jandaia do Sul. Ao todo, 51.785 candidatos compareceram dentro do horário previsto em edital e respondem às 80 questões objetivas até as 19h de hoje.

O índice de abstenção de 12,1% manteve-se na média registrada pelo Núcleo de Concursos da Universidade. Com a oferta de 4866 vagas em 119 cursos, a UFPR fica entre as instituições mais disputadas pelos estudantes brasileiros. E, nesta edição, os vestibulandos ganharam ainda mais oportunidades para entrar na Federal.

A cidade de Toledo (a cerca de 500 quilômetros da capital) está abrigando o primeiro vestibular da Universidade no município. A partir de 2016, a região terá a primeira turma de medicina da UFPR fora de Curitiba. O curso já é o segundo mais concorrido do processo seletivo, com 2303 inscritos para 60 vagas.

Alguns alunos da UFPR foram aos locais de prova para interagir com possíveis calouros. FOTO: Marcos Solivan
Alguns alunos da UFPR foram aos locais de prova para interagir com os possíveis calouros. FOTO: Marcos Solivan

NOVIDADES

Além do curso de Medicina em Toledo, o Vestibular 2015/2016 também se difere dos anteriores com relação ao sistema de cotas. Seguindo as determinações do Governo Federal (pela Lei nº 12.711/2012), metade das vagas ofertadas pela instituição será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública – dentro desses 50%, estão ainda as vagas reservadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

As políticas institucionais de respeito às diversidades sociais e culturais da comunidade acadêmica também trouxeram novidades ao vestibular deste ano. Pela primeira vez, a utilização do nome social (aquele pelo qual a pessoa se autoidentifica) passou a ser possível desde o ato de inscrição no processo seletivo.

Nas matrículas, a identidade de gênero já era reconhecida pela Universidade; com a Resolução nº 29/15, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR em julho deste ano, o nome social aparece nas carteiras, no caderno de prova e em toda a documentação relativa ao vestibular, incluindo o tratamento social no momento da prova. O Núcleo de Concursos ficou responsável por fazer a vinculação entre a identificação civil e o nome social em seus registros internos, com base em documentação complementar apresentada pelos vestibulandos.

Reitor Zaki Akel esteve no Centro Politécnico e passou em algumas salas para desejar boas provas. FOTO: Marcos Solivan
Reitor Zaki Akel esteve no Centro Politécnico e passou em algumas salas para desejar boas provas. FOTO: Marcos Solivan

“Queremos que o nosso vestibular próprio seja referência também no respeito aos candidatos. Mesmo com um processo seletivo de proporções históricas, abrimos sempre espaço a inovações e ficamos orgulhosos em ver que somos capazes, cada vez mais, de oferecer igualdade de oportunidades aos estudantes que tanto sonham com uma vaga na Federal do Paraná”, afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, durante entrevista coletiva cedida à imprensa neste domingo. Antes do momento com os jornalistas, o reitor ainda passou por algumas salas do Centro Politécnico da Universidade, buscando tranquilizar os candidatos e desejando boas provas.

O gabarito provisório desta primeira fase será divulgado ainda hoje, após as 21h, no site do Núcleo de Concursos.

Leia também:

UFPR registra novo recorde de inscritos no vestibular

Número de isentos de taxa no Vestibular UFPR quase quadruplica

Conselho aprova o uso do nome social de acordo com identidade de gênero na UFPR

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...