Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

MAE-UFPR lança e-book “Histórias de Faxinais – volume 2”

O rico mundo dos faxinais do Centro-Sul paranaense contado pelo olhar de crianças e jovens. Assim é o livro “Histórias de Faxinais – volume 2”, organizado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR). O e-book está disponível para download no site do Museu e para leitura na plataforma ISSUU.

O livro “Histórias de Faxinais – volume 2” traz contos escritos por estudantes do Colégio Estadual do Campo Izaltino Bastos, situado no Faxinal dos Ribeiros, em Pinhão, Paraná. As histórias são descritas tais como contadas pelos pais, mães, tios e tias, avós e outros adultos próximos dos estudantes. Com temas variados, falam da dinâmica de produção e de vida nos faxinais, das festas, de visagens e de acontecimentos marcantes.

A publicação é a continuidade do projeto homônimo, premiado na 8ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação em 2017, e que teve a primeira etapa desenvolvida entre 2018 e 2019. A produção do segundo volume foi financiada pelo Programa de Bolsas de Extensão da UFPR (2019 e 2020), que permitiu a continuidade das atividades formativas iniciadas no primeiro volume, realizadas pelo ilustrador Felipe Sousa, aluno de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná, responsável pela editoração eletrônica do material.

A previsão é que, em 2021, “Histórias de Faxinais – volume 2” tenha uma versão impressa, com tiragem de 3.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente pelo Edital de Fortalecimento de Ações Extensionistas 2020.

Assim como aconteceu com o primeiro volume, o livro deverá ser amplamente distribuído entre os estudantes do Colégio Izaltino Bastos e a rede pública de ensino de Pinhão, quando as restrições impostas pela pandemia do covid-19 permitirem.

 

Por Fábio Marcolino, MAE-UFPR

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...