Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Museu de Arqueologia e Etnologia vence a 8ª edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus

Rodrigo Choinski     20 de dezembro de 2017 - 11h44

Manifestação popular da Festa do Divino realizada pelo Sr. João Lima no Faxinal dos Ribeiros - Pinhão/PR. Foto: Acervo Pessoal/ProfessoraLiliana Porto

Manifestação popular da Festa do Divino realizada pelo Sr. João Lima no Faxinal dos Ribeiros – Pinhão/PR. Foto: Acervo Pessoal/ProfessoraLiliana Porto

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR está entre os cinco contemplados do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, sendo vencedor na categoria “Fomento a projetos de Educação e Museus”. O prêmio é organizado pelo programa IBERMUSEUS, uma iniciativa de cooperação e integração para o fomento e a articulação de políticas públicas na área de museus e da museologia, promovida pelos 22 países da comunidade ibero-americana.

A categoria na qual o MAE foi contemplado tem como objetivo o fomento à pesquisa e disseminação do conhecimento; o equilíbrio e a articulação entre políticas culturais locais, nacionais e regionais, incluindo a questão de gênero; e o incentivo a ações de educação e museus de base comunitária, buscando fomentar o protagonismo dos jovens e das mulheres. Neste sentido, o MAE propôs para o Ibermuseus o projeto “Histórias de Faxinais – exposição itinerante e livro de contos”, que tem como objetivo pesquisar, reunir, sistematizar e divulgar histórias, memórias e objetos ligados aos povos de faxinais do município de Pinhão/PR, cidade do centro-sul paranaense com 30.208 habitantes e IDH de 0,654 em 2010 – 340º lugar em IDH dos 399 municípios paranaenses.

O projeto representa um crescimento para o Museu no sentido de ampliar suas ações também se voltando para o interior do Paraná. Desde sua fundação, em 1963, o MAE tem sua sede na cidade litorânea de Paranaguá, de forma que o litoral paranaense tem sido região privilegiada não apenas pelo museu, mas por outros pesquisadores interessados na história e na cultura do estado. Por esse motivo, o volume de pesquisas sobre essa região e o primeiro planalto é muito maior do que sobre o interior. Com este projeto, e dado que se trata de um museu da principal universidade do Paraná, o MAE se propõe a realizar pesquisas que abranjam outras regiões do estado. Assim, busca uma forma de contemplar a riqueza histórica e cultural dos povos tradicionais. Além disso, é uma oportunidade de possibilitar a incorporação de materiais referentes a estas comunidades, ainda pouco expressivos no acervo do museu.

Para execução da proposta, a ser realizada em 2018, o MAE-UFPR deverá receber do Programa Ibermuseus um montante de US$ 10.000, recurso que será aplicado por intermédio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) como instituição associada, de acordo com o edital. O projeto, coordenado e com proposta desenvolvida pela Dra. Liliana Porto, professora do Departamento de Antropologia da UFPR e chefe da unidade de Cultura e Saberes Populares do museu, prevê quatro visitas da equipe do MAE para Pinhão, duas bolsas de estudo para alunos interessados em participar do projeto, a criação de uma exposição itinerante e a elaboração um livro de contos para integrar a coleção “Assim Vivem os Homens”, que já levou para escolas e universidades histórias de povos indígenas e africanos. Essas e outras publicações do MAE estão disponíveis para leitura através do site da Editora UFPR, e foram desenvolvidas por alunos de graduação da UFPR através de sua participação em projetos de extensão universitária.

A oitava edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus recebeu a inscrição de 148 projetos de 18 países. Os países que enviaram projetos e participam desta edição são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Brasil, com 33 projetos inscritos, Argentina com 23, Colômbia com 18, e Chile e Uruguai com 13 cada um, foram os países com maior participação este ano.

Por Fábio Marcolino do MAE-UFPR

Saiba mais:

Confira a notícia e outras propostas selecionadas no site do IBERMUSEUS.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR