Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro sobre imigração e a questão dos refugiados será lançado na UFPR no próximo dia 12 de novembro

No próximo dia 12 de novembro, os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Marion Brepohl e Marcos Gonçalves lançam o livro “Políticas de Memória e Experiências de (Des)exílio” publicado pela Editora UFPR. O evento ocorre na Sala Homero de Barros no Prédio Dom Pedro I, às 18h.

A obra reflete sobre um conjunto de experiências que envolvem exílio político, a deportação, os deslocamentos forçados e as práticas de extermínio. O livro também aborda a questão da imigração haitiana para o Brasil, a partir de 2010, sobre os aspectos do trabalho e racialização.

Essa obra faz parte da coleção “Direitos Humanos” que já conta com seis livros lançados pela Editora UFPR. Na oportunidade também será lançado o livro “Gestão das Paixões Políticas”, do autor Francês Pierre Ansart, traduzido pela Professora Jacy Seixas. A obra aborda como as paixões políticas são gestadas, tecidas e instrumentalizadas.

Veja a sinopse da Editora UFPR

Em seu Relatório de 2018, o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) estimou que 68,5 milhões de pessoas no mundo se encontram em situação de deslocamento, fora de seu país de origem, por diversas causas, como a negação ao acesso à nacionalidade, a direitos básicos como educação, saúde, emprego e liberdade de circulação. Pessoas perseguidas por suas origens étnicas, por suas opções religiosas e políticas. Um dos capítulos mais contundentes da política contemporânea é pois o fenômeno dos deslocamentos massivos, espaciais ou existenciais, insubmissos às políticas oficiais, alvos de hostilidades ou de comiseração. Tendo em vista esses acontecimentos, o Grupo Direitos Humanos e Políticas de Memória – DIHPOM – apresenta, nesta coletânea, um conjunto de experiências e reflexões teóricas que envolvem o exílio político, a deportação, os deslocamentos forçados, as práticas de extermínio. A pergunta central dos autores e autoras diz respeito ao papel da memória, em muitos casos, ainda por ser construída, diante da violência de que foram alvo as pessoas atingidas. Ainda, como elas podem encontrar no (des)exílio, inclusive interior, uma atitude mental que subverta a condição de vítima em condição de resistente. Tema comovente e atual, estimula novas pesquisas e uma variedade de indagações que perturbam a cômoda divisão entre economia, política e cultura.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...