Ensino e Educação

Livro reúne experimentos sobre solos para professores da Educação Básica

Simone Meirelles     31 de julho de 2020 - 16h52

O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR lançou o livro “Experimentos na Educação em Solos”, que apresenta roteiros detalhados de 29 experimentos que podem ser utilizados para auxiliar a abordagem do tema “solo” no Ensino Fundamental e Médio. A obra  está disponível para download gratuito.

A publicação apresenta de forma detalhada informações sobre os objetivos do experimento, materiais necessários, procedimento de execução, informações complementares aos professores, os potenciais risco na execução do experimento e o descarte adequado dos materiais utilizados.

A maior parte dos experimentos também conta com vídeos curtos, que apresentam detalhadamente os materiais necessários, a montagem e explicação dos mesmos, produzidos em parceria com a UFPR TV.

TESTES

O livro compila e atualiza um conjunto de roteiros que começou a ser organizado a partir de 2004 no Laboratório Exposição Didática de Solos do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Estes experimentos foram exaustivamente testados em visitas de estudantes do ensino fundamental e médio, bem como montados por professores da Educação Básica em dezenas de cursos e eventos de extensão universitária realizados pelo Programa. Assim, os mesmos são fruto de desenvolvimento e adaptação à realidade de professores e alunos da Educação Básica.

Em cada experimento é detalhado o nível educacional sugerido para cada experimento, que deve ser adequado de acordo com a experiência dos próprios professores. Além de serem utilizados em sala de aula, os experimentos também são úteis para Feiras de Ciências e ações de educação ambiental. Ressalta-se que muitos experimentos, desde que devidamente adaptados, também apresentam utilidade para uso no Ensino Técnico e Educação Superior.

O livro é uma obra coletiva, contando com 30 autores, que são (atuais e antigos) professores da UFPR, bolsistas e voluntários do Programa Solo na Escola/UFPR.

Serviço:

Livro: Experimentos na Educação em Solos