Ciência e Tecnologia

Livro digital reúne textos e pesquisas apresentados no I Seminário de Estudos Históricos

Superintendência de Comunicação Social     4 de setembro de 2019 - 9h58

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou, recentemente, o livro digital O fazer historiográfico na contemporaneidade. Organizado pelo corpo discente do Programa, a obra representa o registro de parte da memória e dos debates apresentados no I Seminário de Estudos Históricos, realizado em outubro de 2018.

A produção junta-se aos anais do Seminário como relevante investigação sobre a relação dos homens e mulheres com o seu passado e os desafiadores modos como tornam possível apreender as experiências do ontem, colocadas diante das expectativas do presente e observadas pela lente dos historiadores.

O livro digital é dividido em quatro partes que contemplam pesquisas sob as perspectivas destes eixos temáticos: Cultura e relações de Poder; História, linguagens, conceitos; História, sexualidade e estudos de gênero; e Sociabilidades na História.

As diversas possibilidades de entendimento apresentadas às problemáticas trazidas pelos autores demonstram a abrangência dos estudos históricos no Brasil, campo para o qual pretende contribuir o Seminário de Estudos Históricos da UFPR, que terá sua segunda edição em outubro deste ano.