Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro de pesquisador da UFPR sobre gases rarefeitos faz sucesso em vários países

livro-fisica

Explicar as pesquisas que desenvolve em física, na área de dinâmica de gases rarefeitos, foi o desafio que o professor do Departamento de Física da UFPR, Félix Sharipov aceitou depois de um congresso na Alemanha, em 2013. A oficina que o pesquisador ministrou estava lotada e houve um pedido para que tornasse a literatura da área mais fácil de compreender. Essa solicitação resultou no livro “Dinâmica de Gases Rarefeitos: fundamentos para a pesquisa e prática” publicado em 2016, pela editora Wiley que tem sede em Nova Jersey, Estados Unidos.

Trata de um livro de linguagem simples, voltado para iniciantes em física e matemática, com explicações e exemplos sobre a tecnologia de vácuo, utilizada na produção de muito do que utilizamos no dia a dia, como os computadores, que de acordo com o pesquisador, são produzidos em ambiente de pressão mais baixa do que a pressão atmosférica. Também os óculos de sol são fabricados utilizando esta tecnologia quando recebem as camadas com películas. Nas universidades e centros de pesquisa há grandes câmeras de vácuo para medir a energia dos elétrons, que chegam ao tamanho de uma sala.

O livro aborda também sistemas mecânicos e eletrônicos na escala microscópica. Um exemplo de produtos que exigem a aplicação do método é o airbag dos carros. Os cálculos do escoamento de gás são feitos utilizando a metodologia descrita no livro. A obra do professor da UFPR que é russo de nascimento, aborda ainda a utilização da técnica de vácuo nas missões aero espaciais. Quando um satélite volta à superfície o gás é muito rarefeito e é necessário calcular como se dará esse retorno.

O professor conta que tem recebido solicitações e comentários sobre o livro do mundo todo. Para que a obra tivesse explicações claras e simples, ele submetia cada capítulo que ia escrevendo ao parecer dos seus alunos de graduação e pós-graduação. “Se eles conseguiam compreender era sinal que o texto estava bom”, destaca. Pesquisador 1B do CNPq, Félix Sharipov está na UFPR desde 1995 e ministra aulas nas disciplinas de Física Básica; Mecânica e Estatística na graduação em Física e Dinâmica de Gases Rarefeitos no mestrado e no doutorado.

O livro pode ser encontrado nos seguintes sites:

http://www.wiley.com/WileyCDA/WileyTitle/productCd-352741326X.html

https://www.amazon.com/Rarefied-Gas-Dynamics-Fundamentals-Research/dp/352741326X

http://www.worldcat.org/title/rarefied-gas-dynamics-fundamentals-for-research-and-practice/oclc/930083026

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...