Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Livro de passatempos ensina ciência e educação ambiental a crianças

Jéssica Tokarski     22 de abril de 2021 - 8h15

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mãe Terra, 22 de abril, o projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade” lança o segundo livro de passatempos da série “Brincando e Aprendendo”. O Dia foi instituído em 2019 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e reconhece a Terra e os seus ecossistemas como a casa comum da humanidade e a necessidade de protegê-la para melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas e parar o colapso da biodiversidade.

Pesquisa sobre os impactos de contaminantes para a saúde única

A publicação “Brincando e Aprendendo sobre pesquisa científica”, voltada para a divulgação de pesquisas científicas relacionadas à temática meio ambiente, busca promover a educação ambiental por meio de uma linguagem adequada e atrativa para as crianças. O conteúdo contempla diversos objetivos de aprendizagem dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma das atividades de labirinto

Por meio de palavras cruzadas, caça-palavras, labirintos e jogos dos sete erros, as crianças podem aprender sobre as fontes de energias renováveis e não renováveis; a presença de poluentes na água; a relação entre a saúde dos animais e dos seres humanos; os impactos do aquecimento global para o meio ambiente; o impacto ambiental gerado pelo plástico; a importância de preservar e recuperar a qualidade das águas; o processo de tratamento do esgoto, sobre a remoção de contaminantes dos ambientes aquáticos; a relação entre preservar a biodiversidade e as práticas agrícolas; e práticas sustentáveis.

“Esperamos sensibilizar as crianças e seus familiares sobre a importância da ciência para a sociedade, especificamente das pesquisas científicas relacionadas ao meio ambiente, bem como contribuir para a reflexão e para a difusão de práticas ambientais sustentáveis”, explica Glaucia Pantano, uma das idealizadoras do livro, professora do Departamento de Química e coordenadora do projeto de extensão.

Capa do livro “Brincando e Aprendendo sobre pesquisa científica”

Segundo ela, a necessidade de divulgação sobre a importância da ciência feita por pesquisadores do Paraná que atuam, majoritariamente, nas instituições públicas de ensino foi a motivação para colocar esse projeto em prática. Além das atividades lúdicas, o livro apresenta um breve resumo de pesquisas relacionadas à temática meio ambiente.

A obra foi idealizada e produzida pelas professoras Glaucia Pantano e Camila Silveira, do Departamento de Química do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo professor George Hideki Sakae, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). As ilustrações foram feitas pela mestranda Amanda Ribeiro da Rocha, do Programa de Pós-graduação em Química da UFPR, e as atividades foram desenvolvidas pelas alunas de graduação do curso de Química Maria Eduarda Cavali Vieira, Lyvia Quevedo Bobadilha e Lorena Cristina Cassoni Lima. A revisão é de Eliandra Francielli Bini Jaskiw.

A ação é do Projeto de Extensão Universitária “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade”, coordenado por Glaucia Pantano e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR.

O material está disponível para download gratuito aqui.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR