Extensão e Cultura

Livro de Michel Ghins entra no catálogo da Editora UFPR

Superintendência de Comunicação Social     6 de agosto de 2013 - 18h49

Obra de Michel Ghins apresenta outra visão sobre teorias científicas

Apresentar questões centrais da filosofia da ciência neste início de século é o objetivo de Michel Ghins em seu livro “Uma introdução à metafísica da natureza: Representação, realismo e leis científicas”, recentemente incluído no catálogo da Editora UFPR. A obra apresenta uma concepção realista a respeito das teorias científicas e está disponível para compra nas livrarias da Reitoria ou do Centro Politécnico ou no site www.editora.ufpr.br.

Este realismo, seguido e apresentado por Ghins, acredita que as leis científicas são, parcial ou aproximadamente, verdadeiras e que os modelos teóricos também representam estruturas inacessíveis à percepção sensível. Com essa perspectiva, o autor contrapõe neorregularistas e necessaristas categorialistas, propondo no livro uma concepção baseada numa metafísica neoaristotélica da natureza, que busca, entre outras coisas, fundamentos metafísicos das regularidades encontradas na natureza.

Autor de “A inércia e o espaço-tempo absoluto de Newton a Einstein”, Michel Ghins é professor de Filosofia da Ciência na Université Catholique de Louvain, na Bélgica, onde fez seu doutorado. Já foi pesquisador e professor em universidades como Oxford, Roma, Turim, Washington e Pittsburgh, editor da revista Revue philosophique de Louvain e hoje atua como interlocutor e colaborador frequente de alguns dos mais influentes filósofos da ciência contemporânea.

Lucas França, com orientação de Celsina Favorito.