Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro aborda aplicações da tecnologia LiDAR para inventários florestais

A utilização de sensoriamento remoto LiDAR para o inventário de florestas plantadas é o tema do livro “Aplicações do LiDAR para Inventário Florestal – Enfoque Unidade de Área” lançado no início deste mês. A obra em formato digital está disponível gratuitamente para download neste link.

Com conteúdo teórico e prático, exemplos de aplicações e métodos estatísticos avançados, o livro foi produzido por Ana Paula Dalla Corte e Carlos Roberto Sanquetta, professores de inventário florestal no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. Também estão entre os autores Eben North Broadbent, Lucas Henderson de Oliveira Santos, Mauro Alessandro Karasinski, Gabriel Prata, Danilo Roberti Alves Almeida e Carlos Alberto Silva.

O prefácio da obra destaca que o emprego da tecnologia LiDAR para inventários florestais tem se mostrado atrativo e eficaz, pois pode ser utilizado para um amplo conjunto de estimativas demandadas pelos silvicultores e manejadores florestais. “As técnicas ativas (…) englobam as obtidas pelo LiDAR, capazes de permitir os cálculos de áreas e, também, de retratar as características estruturais da vegetação em três dimensões”.

De acordo com a professora Ana Paula, o livro contribuirá para o ensino da técnica e também para a possibilidade de inserção dessa temática nos cursos de Engenharia Florestal em todo o Brasil. “Que tenhamos capacidade de ter profissionais cada mais especializados e envolvidos nessa área”, salientou.

O lançamento do livro foi realizado durante uma live com a palestra “Inovação em Inventários Florestais”, realizada pelos professores professores da UFPR. Para conferir o evento completo, clique aqui.

 

Livro “Aplicações do LiDAR para Inventário Florestal – Enfoque Unidade de Área”

Link para download

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...