Ensino e Educação

Live do curso Pré-Pós da Sipad da UFPR ensina a se preparar para entrevistas de mestrado e de doutorado

Camille Bropp     3 de dezembro de 2020 - 21h05

“O que não dizer em uma entrevista de mestrado?” “É difícil passar em um mestrado?” “Como funciona o processo de seleção de mestrado?” “O que fazer para passar em um mestrado?” Todas são perguntas que os interessados em ingressar numa pós-graduação stricto sensu levam para o buscador Google, mas uma iniciativa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) permitirá que sejam respondidas ao vivo.

A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) promove na manhã do sábado (5) uma mesa redonda online do curso Pré-Pós que pretende resolver essas e outras questões. A live é direcionada aos 287 alunos do curso, que está sendo oferecido on-line em 2020, mas é aberta a qualquer interessado.

A transmissão ocorrerá pelo YouTube (acesse aqui para acionar o lembrete), das 9h30 às 11h30. Haverá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Acesse o vídeo abaixo para acionar o lembrete:

Os participantes serão quatro professores da UFPR que atuam em diversas áreas de conhecimento: Marineli Joaquim Meier, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Enfermagem; Elenilton Godoy, do PPG em Educação em Ciências e em Matemática; Paulo Vinicius Baptista da Silva, do PPG em Educação e superintendente da Sipad; e Tatyana Friedrich, do PPG em Direito.

Sobre o curso Pré-pós da Sipad

O Pré-pós tem raízes em uma iniciativa de 2013 do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) que, a partir de 2018, passou a fazer parte da então recém-criada Sipad.

O curso tem o objetivo é preparar estudantes negras e negros, quilombolas, indígenas e pessoas LGBTI para concorrer aos processos seletivos oferecidos por programas de pós-graduação no país. O projeto está na sua quinta edição.

A primeira edição do Pré-Pós ocorreu em 2013. A segunda edição em 2014 com a oferta de duas turmas. A terceira edição foi realizada em 2017 e, a quarta, em 2019. Em 2020, a oferta é integralmente remota.

“Mesa redonda sobre entrevistas na pós-graduação”, do curso Pré-pós da Sipad
Quando: dia 5/11, das 9h30 às 11h30
Onde: no canal da Sipad no YouTube

Para mais informações, acesse o site da Sipad e a fanpage no Facebook