Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Literatura, leitura e cultura marcam presença na Feira do Livro, que integra o 1º Festival UFPR

Os amantes da leitura não podem entrar em uma livraria sem sair com pelo menos uma sacolinha de livros de lá. Já pensou estar rodeado por milhares de títulos com até 50% de desconto? Esse é um dos principais motivos para visitar a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc, que vai acontecer dos dias 23 a 28 de setembro no 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação.

Nesse período, a Praça Santos Andrade será palco para várias vozes que – por meio de debates, oficinas e ações criativas – refletirão sobre a relação da literatura e os tempos atuais, os corpos que a compõem e a atingem, as diferentes gerações de leitores, as liberdades que permeiam o estético e as diversas possibilidades de leitura por meio de novas mídias. Tudo isso simultaneamente com a maior feira de livros do estado do Paraná.

Só a Editora UFPR disponibilizará para venda mais de 300 títulos diferentes de seu próprio catálogo. Outros 31 expositores, dentre editoras e livrarias, também venderão suas melhores obras a preços atrativos. Além de um saldão com 138 títulos a R$5,00 E R$10,00, a Editora UFPR dará pelo menos 50% de desconto em seus livros, enquanto as demais editoras e livrarias darão pelo menos 30%.

36ª Semana Literária e XV Feira do Livro Foto: Marcos Solivan

Rodrigo Gonçalves, diretor da Editora UFPR, conta que nesta edição eles ampliaram a quantidade de obras no saldão. “É uma forma de democratizar o acesso à cultura e aos livros técnicos e acadêmicos, além de aumentar a visibilidade de nosso catálogo”. Pela segunda vez também haverá o lançamento do livro vencedor do Concurso Literário Editora UFPR e da Revista Tinteiro, publicação anual voltada à literatura, leitura e cultura.

A feira conta com o diferencial de apresentar a produção acadêmica e universitária de uma grande quantidade de editoras universitárias que expõem em estande próprio e outras que expõem no estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, também presente no evento. Além disso, Gonçalves explica que toda a programação cultural e literária é gratuita e muito diversificada, constituindo, na parceria com o SESC-PR, um dos maiores eventos literários do estado. (Confira a programação completa).

O objetivo da Feira sempre foi incentivar a leitura de qualidade, divulgando a produção universitária e aproximando esta da comunidade em geral. “É claro que uma feira organizada por uma editora universitária privilegia o livro científico, pois serve de vitrine para as editoras acadêmicas, que possuem pouco espaço e recursos para momentos como esse. No entanto, a Feira é uma iniciativa efetiva de acesso aos mais diversos livros (universitários ou não), colocando ao alcance, não só do público acadêmico, mas, principalmente, da comunidade em geral, a produção de diversas editoras (para todos os estilos e gostos), com a facilidade da prática de descontos”, destaca Gonçalves.

Festival UFPR

Integrar ciência, cultura e inovação, três dos elementos mais relevantes no âmbito de uma universidade, é a proposta do 1º Festival UFPR, que acontecerá entre os dias 23 a 28 de setembro. Oferecendo uma programação diversificada, o evento tem o objetivo de trazer a comunidade externa para dentro da universidade, apresentando o que nela é produzido de melhor.

Além de algumas atrações inovadoras, o Festival incorpora diferentes eventos que já aconteciam separadamente da instituição. A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc constituirão a programação que também terá eventos culturais e serviços à comunidade.

Confira a programação do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação.

Serviço

XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc

Data: 23 a 28 de setembro

Horário: Segunda a sexta das 10h às 20h – Sábado das 10h às 14h

Local: Praça Santos Andrade, Curitiba/PR

1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação

Data: 23 a 28 de setembro

Horário: Consultar programação

Local: Praça Santos Andrade, Reitoria, Campus Rebouças e Campus Botânico

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...